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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10738| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Circulação do livro didático - entre práticas e prescrições: políticas públicas, editoras, escolas e o professor na seleção do livro escolar |
| Autor(es): | Cassiano, Célia Cristina de Figueiredo |
| Primeiro Orientador: | Munakata, Kazumi |
| Resumo: | Esta dissertação tem como objeto a circulação do livro didático, focando sua seleção nas escolas públicas da cidade de São Paulo, no início do século XXI. Parte do princípio de que as editoras privadas e as políticas públicas levam para esse processo determinantes de mercado, que precederiam a escolha do professor e implicariam a construção do currículo. Trazemos, então, três instâncias fundamentais: as editoras, o Estado, especificando as políticas públicas para o livro escolar, representadas pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD, e a escola. Como procedimentos de pesquisa, valemo-nos, como fonte, das listas de livros de 5ª a 8ª séries recebidos pelas escolas públicas da cidade de São Paulo, em 2002, assim como entrevistamos docentes. O estudo da circulação do livro didático nos forneceu elementos para estabelecer relações entre o currículo em ação e processos globais que extrapolam os portões escolares. Propiciou-nos; também, desvelar alguns conflitos impostos aos docentes, que têm de administrar tensões procedentes das negociações para a entrada do livro didático na escola, que por vezes, não são de interesse da educação, e sim do mercado. Tais conflitos, que interferem no currículo, aparecem no discurso oficial como exemplos da desqualificação do professor. Este estudo nos ofereceu elementos para refutar parcialmente esse discurso, revendo a posição do professor em relação ao livro didático. Autores como Michael Apple e Gimeno Sacristán, que produzem uma teoria crítica do currículo, nos auxiliaram a situar o objeto de nossa investigação, ou seja, a circulação do livro didático, na dinâmica do currículo |
| Abstract: | The object of this dissertation is the circulation of textbooks, focusing on their selection in public schools of São Paulo in the beginning of the 21st century. It started from the principle that the professional editors and public policies consider in this process market determinations, anticipating the selection by the teacher and deeply influencing the curriculum. Three fundamental instances are considering in the process: Editors, government and public policies for the textbook, represented by the National Textbook Program and the public school. As research procedures we used the book lists, from the 5th to 8th grades, received by public schools in São Paulo, in 2002, as well as interviews with teachers. The study of the textbook circulation gave us elements to establish relations between the actual curriculum and global procedures that bypass the school gates. This process gave us the opportunity to bring out the conflicts imposed on the teachers, who tend to administrate the tensions derived from the negotiations for the entrance of the textbook in the school, which sometimes are not directly connected with the educational proposals but with the market view. These conflicts have a bad influence in the public schools curriculum and appear in the official discourse as an example of the disqualification of the teacher. This study gave us elements to partially refute this kind of discourse, reviewing the teachers position towards the textbook. Authors like Michael Apple and Gimeno Sacristão,who wrote critical theories about curriculum, helped us situate the investigation object, in other words, the textbook circulation in the curriculum dynamics process |
| Palavras-chave: | Editoras História da educação Currículo Textbooks Public policies Editors Education of history Curriculum Livros didaticos Politicas publicas |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | BR |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Educação |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade |
| Citação: | Cassiano, Célia Cristina de Figueiredo. Circulação do livro didático - entre práticas e prescrições: políticas públicas, editoras, escolas e o professor na seleção do livro escolar. 2003. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
| URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10738 |
| Data do documento: | 30-Nov-2003 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade |
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