REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10594
Tipo: Dissertação
Título: Igreja, educação e modernidade na década de 30 escolanovismo católico: construído na CCBE, divulgado pela Revista Brasileira de Pedagogia
Autor(es): Sgarbi, Antonio Donizetti
Primeiro Orientador: Barreira, Luiz Carlos
Resumo: o objetivo deste estudo é contribuir para a História e a Historiografia da Educação Brasileira, produzindo um conhecimento sobre o escolanovismo católico dos anos 30, especificamentedos anos 1934 a 1938, surgido no âmbito das Associaçõesde Professores Católicos (APCs) que começaram a se organizar a partir de 1928, sistematizado nos anos de 1933 e 1934, sobretudo pelo professor Everardo Backheuser, construído e divulgado de modo mais orgânico pela Confederação Católica Brasileira de Educação (CCBE) e por seu órgão oficial, a Revista Brasileira de Pedagogia. ,Em 1933, depois da cisão com os "profissionais da educação" da Associação Brasileira de Educação (ABE), os educadores católicos reunidos em APCs, para fortalecer sua organização, fundaram a CCBE, que tinha como objetivo a luta pelo ensino religioso nas escolas e a defesa das "idéias avançadas" e "progressistas", do mundo moderno, mas lendo-as à luz dos critérios e com a ponderação da encíclica Divini illius magistri, de Pio XI. Essas idéias eram veiculadas pela Revista Brasileira de Pedagogia. Quem liderou este processo foi o católico-liberal Everardo Backheuser, fundador e primeiro presidente da CCBE. Foi um processo cheio de conflitos, como se pode observar ao longo da leitura da Revista Brasileira de Pedagogia, a qual, apesar das dificuldades, manteve sua postura inicial até 1938, quando, repentinamente, deixou de circular. A Revista divulgou os aspectos pedagógicos, filosóficos, políticos e psicológicos do escolanovismo católico através de artigos, resenhas, comentários, etc., que retratavam o quotidia~o dos educadores e das escolas associadas à Confederação. Este estudo mostra a importância dos educadores católicos das APCs e da CCBE, que não só difundiram a Escola Nova, mas dialogaram com a cultura moderna no campo educacional e criaram um movimento novo, original e independente, denominado escolanovismo católico
Palavras-chave: Educacao -- Brasil -- Historia
Escolas catolicas -- Historia -- Brasil
Divini Illius Magistri
Educadores catolicos
Ensino religioso
Escola Nova
Educacao: Historia e Filosofia da Educacao
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História e Filosofia da Educação
Citação: Sgarbi, Antonio Donizetti. Igreja, educação e modernidade na década de 30 escolanovismo católico: construído na CCBE, divulgado pela Revista Brasileira de Pedagogia. 1997. 226 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10594
Data do documento: 30-Dez-1997
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade

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