Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10578
Tipo: | Dissertação |
Título: | John Dewey nos debates sobre a educação infantil (Estados Unidos, dos anos noventa do século XIX aos anos dez do século XX) |
Autor(es): | Abbud, Ieda |
Primeiro Orientador: | Munakata, Kazumi |
Resumo: | Nesta pesquisa investigou-se a presença de John Dewey (1859-1952) nos debates sobre a criança e sua educação nos Estados Unidos, de fins do século XIX às duas primeiras décadas do século XX, quando já se opunham os movimentos kindergarten e child study. O objetivo da investigação foi verificar o processo pelo qual as idéias de Dewey a respeito da criança e sua educação se impuseram a esses dois movimentos e se tornaram vitoriosas nos Estados Unidos. Do exame dos ditos e escritos do autor a respeito do assunto, conclui-se que as estratégias que adotou em sua trajetória em direção ao centro do cenário educacional norte-americano, tanto quanto as de que se utilizou na elaboração daqueles ditos e escritos, foram determinantes para sua a realização |
Abstract: | In this research it was investigated the presence of John Dewey (1859-1952) in the debates on the child and its education in the United States, from the end of XIXth century to the first two decades of XXth century, when the kindergarten and child study movements were already opposed. The objective was to verify the process for which the ideas of Dewey regarding the child and its education had imposed itself to these two movements, and how they became victorious in the United States. By the examination of author s speeches and writings regarding the subject, it was concluded that the strategies he adopted in his trajectory toward the core of the American educational scene, as much the strategies he used in the elaboration of those speeches and writings, have been determinative for his accomplishment |
Palavras-chave: | Educação infantil Childhood education Kindergarten Child study Dewey, John - 1859-1952 - Crítica e interpretação Educação - Estados Unidos - História Educação de crianças - Estados Unidos - História |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade |
Citação: | Abbud, Ieda. John Dewey nos debates sobre a educação infantil (Estados Unidos, dos anos noventa do século XIX aos anos dez do século XX). 2007. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10578 |
Data do documento: | 28-Fev-2007 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ieda Abbud.pdf | 903,21 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.