REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
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Tipo: Dissertação
Título: A trajetória de escolarização e acesso à profissão docente de professores deficientes no ensino público de São Paulo
Autor(es): Viana, Edson Alves
Primeiro Orientador: Bueno, José Geraldo Silveira
Resumo: O presente trabalho investigou as trajetórias escolares de professores que atuam na rede oficial de ensino de São Paulo e que são deficientes, visando examinar como se efetivou a trajetória de escolarização/formação e acesso a profissão desses professores. Para realizar essa pesquisa, utilizamos, principalmente, como base teórica os estudos de Pierre Bourdieu e de Bernard Lahire, compondo quadro teórico que, por meio das categorias de capital cultural, social e escolar e de configurações sócio-familiares, pudessem oferecer sustentação para a análise de trajetórias singulares de deficientes que se tornaram professores. Tivemos como hipótese que as características intrínsecas das deficiências aliadas às condições sociais de origem constituíram os fatores fundamentais para a concretização das trajetórias desses professores, estas últimas especialmente no apoio para superação das desvantagens oriundas da deficiência; apesar desse fundo comum , consideramos que as relações entre essas condições e as marcas sociais e escolares foram singulares para cada um dos sujeitos. Como procedimento de pesquisa utilizamos a coleta de dados através de entrevistas semi-estruturadas gravadas e transcritas com três professores: um deficiente físico, um deficiente visual e um deficiente auditivo que atuam na rede pública de ensino de São Paulo, No que se refere à análise dos dados, estabelecemos relações entre as características intrínsecas das deficiências, a configuração familiar, o capital cultural primário, as relações sociais construídas pelos sujeitos e as marcas das trajetórias escolares
Abstract: The present work investigated the school trajectories of disabled teachers who work in São Paulo s official educational system. Its aim is to examine how their process of education and graduation occurred, as well as how they saw their way through in the professional field. In order to conduct this research, we mainly used Pierre Bourdieu s and Bernard Lahire s studies as a theoretical basis, thus composing a theoretical picture which, through cultural capital, social and educational categories and social/family configurations, could sustain the analysis of unique trajectories of disabled people who became teachers. We assumed as a hypothesis that the intrinsic characteristics of the disabilities, along with those teachers early social conditions, established the basic factors for their trajectory accomplishment. Despite their common background, the social conditions in particular gave them enough support to overcome the disadvantages resulting from the disability. However, the relations between these conditions and the social and education scars were unique in each one of the subjects. As a research procedure, we used the data supplied by taped and transcribed semi-structured interviews given by three teachers who work in the public educational system in São Paulo as follows: 1 physically disabled, 1 blind and 1 deaf. Concerning the data analysis, we established relations between the intrinsic characteristics of the disabilities, the family configuration, the primary cultural capital, the social relations established by the subjects and the education trajectory scars
Palavras-chave: Deficiência
Trajetórias de professores
Disability
Teachers trajectory
Professores portadores de deficiencia -- Formacao profissional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Citação: Viana, Edson Alves. A trajetória de escolarização e acesso à profissão docente de professores deficientes no ensino público de São Paulo. 2006. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10538
Data do documento: 31-Jul-2006
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