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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10537
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ensino médio e preparação da juventude para o mercado de trabalho: contradições (aspirações e expectativas profissionais de alunos concluintes do ensino médio da Rede Publica Estadual) |
Título(s) alternativo(s): | Secondary school and youngster preparation to the work world: contradictions (professional ambitions and expectations of the concluding students of the public high school) |
Autor(es): | Ferraz, Roberto |
Primeiro Orientador: | Freitas, Marcos Cezar de |
Resumo: | A presente pesquisa trata das relações que os alunos concluintes de ensino médio desenvolvem com a escolarização, tendo em vista a preparação para o mundo do trabalho. Procurou-se verificar como esses alunos rentabilizam em seu favor suas aquisições para transformá-las em vantagens facilitadoras na inserção ao mundo do trabalho, tentando superar as desvantagens que carregam consigo, em função do contexto sócio-econômico atual, e como avaliam as possibilidades de inserção nesse mercado, considerando o caráter não profissionalizante do ensino médio. O resultado da investigação aponta para um duplo movimento, de rejeição e valorização em relação aos conteúdos escolares, isto é, ora valorizam determinados conhecimentos adquiridos na escola para a satisfação de necessidades imediatas, ora rejeitam-nos por não considerá-los importantes para os seus projetos profissionais. Dessa forma, assumem a responsabilidade por sua formação, procurando cursos extra-escolares, na crença de que esse caminho os levará de alguma forma a satisfazer suas expectativas. Embora o discurso oficial postule um ensino que garanta a preparação para a inserção no mercado de trabalho, o jovem não se sente preparado pela escola para esse mercado, porque, diante da precarização do emprego, ele percebe que essa preparação não será suficiente para garantir seu ingresso nesse mercado e que outros fatores concorrerão para esse fim. Essas contradições, entretanto, não invalidam o papel da escola. As relações que se constroem no interior da escola são indicativos da necessidade de se repensar a sua função, especificamente do ensino médio, a partir de suas próprias contradições e dos atores que as vivem |
Abstract: | This present research is an investigation about concluding students of a secondary school, by rapport of the legal orientations to this level of basic education, in the sense of a preparation for the work world. Because of this level of secondary brazilian school does not offer a professional qualification, this investigation aims to verify how these students takes advantages of the acquired knowledges, becaming its in easiness to the inserction in the work world, in the sense of surmont theirs disadvantages, considering their chances to satisfy their professional expectation, in the actual social-economic context, and knowing the evaluation that these students make of these possibilities. The main findings of this investigation show us a double movement: they refuse some subjects because do not consider its important to their lives and, at the same time, they appreciate these subjects recognizing its as a manner of satisfying their immediate needs. Although the oficial discourse postulates a teaching which guarantees the preparation to the work world inserction, youngsters do not feel prepared by the school for this purpose, because in face of the unemployment, they realize that this preparation is not enough and that another factors will be necessary for this aim. These contradictions, therefore, do not nullifies the school role. The relations built inside the school are indicators of the necessity to rethink its functions, mainly the secondary school, considering its own contradictions and its actors |
Palavras-chave: | Preparação para o trabalho Vínculo entre educação e desenvolvimento Responsabilidade individual Preparation to the work Bond between education and economical development Individual responsibility Ensino medio -- Brasil Mercado de trabalho -- Brasil Oportunidades de emprego |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade |
Citação: | Ferraz, Roberto. Ensino médio e preparação da juventude para o mercado de trabalho: contradições (aspirações e expectativas profissionais de alunos concluintes do ensino médio da Rede Publica Estadual). 2006. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10537 |
Data do documento: | 11-Ago-2006 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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