REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
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dc.creatorMarcon, Irineo-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4164794T0por
dc.contributor.advisor1Bueno, José Geraldo Silveira-
dc.date.accessioned2016-04-27T16:32:35Z-
dc.date.available2012-04-04-
dc.date.issued1999-05-30-
dc.identifier.citationMarcon, Irineo. A creche como instituição educacional: um estudo documental. 1999. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História e Filosofia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História e Filosofia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1999.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/10340-
dc.description.resumoEsta Dissertação apresenta o resultado do estudo de uma creche municipal de São Paulo, feito sobre os documentos encontrados no seu arquivo entre os anos de 1985 a 1997, onde se buscou a compreensão dos fatores determinantes da sua prática pedagógica nos constrangimentos objetivos difusos que pesam sobre si. A necessidade de explicitar os referidos constrangimentos surgiu do contato com a literatura da área, quando se verificou que a grande maioria dos estudos acadêmicos tem permanecido no plano de uma literatura prescritiva, enfocando mais aquilo que a creche deveria ser e não o que ela é. A suposição que orientou o trabalho foi a de que, se assim procediam os estudos, era porque eles não foram capazes de perceber as determinações impostas pelas criança à creche em função da especificidade de sua faixa etária e suas necessidades de aprendizagem. Assim sendo, coube a tarefa de explicitar que as atividades desenvolvidas pela creche atendiam à estas necessidades, independente da legislação ou de recomendações teóricas. A análise de uma amostragem de documentos que informavam sobre as atividades desenvolvidas com as Crianças, confrontada com os parâmetros internacionais de qualidade da educação infantil, possibilitou visualizar que, no cotidiano, as atividades de alimentação e higiene não são desenvolvidas em Oposição às educativas, ou melhor, que as primeiras contêm uma dimensão educativa, ao lado de outras que a creche desenvolve em função da natureza dos constrangimentos impostos à instituição pela clientela aí atendida. Esta comprovação aponta para a necessidade de ruptura da forma como vêm sendo feitas as críticas à baixa qualidade do serviço educativo prestado pela creche, quando se acusa esta instituição de priorizar as atividades de cuidado em detrimento das educacionais. Com efeito, a oposição entre cuidado versus educação não se verificou na creche tomada para este estudo, considerando a natureza das atividades aí propostas/desenvolvidas. Ao contrário, elas apresentaram um equilíbrio entre as atividades educativas que tomavam as necessidades de desenvolvimento orgânico e as necessidades de desenvolvimento afetivo, cognitivo e social das criançaspor
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22940/Irineo%20Marcon.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: História e Filosofia da Educaçãopor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectAtividades aleatoriaspor
dc.subjectAtividades dirigidaspor
dc.subjectPratica educativapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.titleA creche como instituição educacional: um estudo documentalpor
dc.typeDissertaçãopor
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