REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10264
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Cláudia Romero Codolo de-
dc.contributor.advisor1Passos, Laurizete Ferragut-
dc.date.accessioned2016-04-27T14:48:50Z-
dc.date.available2016-03-31-
dc.date.issued2016-03-02-
dc.identifier.citationCarvalho, Cláudia Romero Codolo de. As contribuições do Programa de Tutoria para o Desenvolvimento Profissional do Supervisor de Ensino. 2016. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/10264-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo identificar as possíveis contribuições de uma metodologia de formação, via Tutoria, para o desenvolvimento profissional dos Supervisores de Ensino de uma Diretoria Regional de Ensino, localizada no município de São Paulo, região Leste. A investigação amparou-se na abordagem qualitativa e a coleta de dados foi realizada por meio de entrevista com três Supervisoras de Ensino que foram expostas à metodologia da Tutoria. A organização e análise das entrevistas, bem como o referencial teórico forneceram subsídios para a identificação dos aspectos que contribuíram para o desenvolvimento profissional dos Supervisores de Ensino. Foi possível identificar, durante a pesquisa, que são exigidas do Supervisor de Ensino inúmeras atribuições relativas às questões administrativas e pedagógicas, porém há uma tendência em focar as ações nas questões administrativas. A metodologia permitiu evidenciar a necessidade de um desenvolvimento profissional mais ampliado, de modo que possam exercer sua função com plenitude. O resultado da pesquisa aponta uma vontade dos Supervisores em fazer a diferença, focando seu trabalho numa aproximação maior com as escolas por meio de uma atuação mais efetiva junto às questões pedagógicas. Outra constatação se refere ao potencial de parcerias para projetos de formação que envolvem o Supervisor de Ensino possibilitando o enriquecimento do seu trabalho junto às escolas e contribuindo para o seu desenvolvimento profissionalpor
dc.description.abstractThe present research has as objective to identify the possible contributions of a teaching methodology, via mentoring, for the professional development of the Teaching Supervisors of a Regional Education Board, located in São Paulo, East region. The research was supported by a qualitative approach and the data collection was performed through interviews with three Teaching Supervisors, who were exposed to the mentoring methodology. The organization and analysis of the interviews, as well the theoretical framework provided information to identify the aspects that contributed for the professional development of the teaching Supervisors. During the research, it was possible to identify that countless assignments are required from the Teaching Supervisor related with administrative and pedagogical issues, but there is a tendency to focus the actions in the administrative matters. The methodology has highlighted the need for a wider professional development, so that they can do their jobs with fullness. The result of the research shows a willingness of the supervisors on making a difference, focusing their work in getting closer with schools through a more effective action in the pedagogical issues. Another finding is related with the potential of the partnerships for training projects, which involves the Supervisor, in order to enable the enrichment of their work at the schools and contributing to their professional developmenteng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22550/Claudia%20Romero%20Codolo%20de%20Carvalho.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadorespor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTutoriapor
dc.subjectSupervisor de Ensinopor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpor
dc.subjectMentoringeng
dc.subjectTeaching Supervisoreng
dc.subjectContinuing trainingeng
dc.subjectProfessional developmenteng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAs contribuições do Programa de Tutoria para o Desenvolvimento Profissional do Supervisor de Ensinopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Claudia Romero Codolo de Carvalho.pdf1,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.