REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10195
Tipo: Dissertação
Título: Na primeira série aos seis anos: as experiências das crianças/alunas e da professora/pesquisadora no ambiente escolar
Autor(es): Matsuzaki, Juliana Wild do Vale
Primeiro Orientador: Campos, Maria Malta
Resumo: A Dissertação traz os resultados de uma pesquisa realizada com crianças de uma classe de primeira série de escola estadual situada na periferia norte da cidade de São Paulo. Buscou investigar a experiência de crianças que iniciam o ensino fundamental aos seis anos de idade, conforme preconizam as mudanças legais introduzidas a partir de 2006. A pesquisa foi realizada durante o ano letivo de 2008, sendo que a pesquisadora era a professora responsável pela classe, acumulando, portanto, um duplo papel. O material coletado consta de um Diário de Bordo, onde eram registradas semanalmente as experiências vividas junto ao grupo de alunos e da transcrição de uma Entrevista coletiva com um pequeno grupo de crianças, realizada no final do ano. A análise dos dados foi feita com apoio das seguintes categorias relacionadas aos traços da cultura escolar: - o tempo, o espaço, as disciplinas/currículo e sobre o ler e o escrever. Os resultados revelam aspectos interessantes sobre a transição vivida pelas crianças, em seu papel de alunos, sua percepção sobre as diferenças entre a escola de educação infantil e a escola de ensino fundamental, a valorização que fazem de elementos que definem suas novas obrigações como a lição de casa, as tarefas de escrita, o caderno e ao mesmo tempo a falta que sentem de maior espaço para as brincadeiras, assim como as queixas sobre o cansaço que acompanha o esforço de cumprir as novas tarefas. A dissertação reflete sobre essas questões com base na abordagem da Sociologia da Infância, discutindo a importância de se ouvir as crianças sobre essa experiência de transição da educação infantil para o ensino fundamental aos seis anos de idade
Abstract: The dissertation presents the results of a research developed with a group of first grade children of a public school located in the north suburbs of São Paulo city. The research intended to investigate children's experiences at the beginning of the elementary-school, according to the legal changes introduced since 2006, that anticipated this admission to 6 years old children. The research was accomplished throughout the school year in 2008 and the researcher was the teacher responsible for that group of children, who assumed a double role. The collected data consists of a logbook in which the children s experiences and speech were registered in intervals of a week and the transcription of a collective interview realized with a small group of children at the end of the year. Data was analysed with the support of the following categories: time, space, subjects/course, reading and writing. The results reveal interesting aspects about the transition experienced by children such as their new role as students, their feeling about differences between kindergarten and elementary school, as well as their view about new obligations like homework, writing tasks and the use of the notebook. Besides that, data shows their need for larger playing spaces and their complaints about the tiredness that goes along with the new duties fulfillment. The paper reflects about all those questions based on the approach of the Sociology of Childhood and discusses the importance of listening to children about their experience on the transition from kindergarten to elementary school one year earlier than it used to be
Palavras-chave: Criança
Aluno
Professora
Child
Student
Teacher
Elementary school
First grade
Criancas -- Aspectos sociais
Ensino fundamental -- Sao Paulo (estado)
Professores de ensino fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Matsuzaki, Juliana Wild do Vale. Na primeira série aos seis anos: as experiências das crianças/alunas e da professora/pesquisadora no ambiente escolar. 2009. 276 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10195
Data do documento: 16-Dez-2009
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Juliana Wild do Vale Matsuzaki.pdf1,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.