REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10155
Tipo: Dissertação
Título: Teatro e educação: a escola como teatro
Autor(es): Fernandes, Tânia da Costa
Primeiro Orientador: Casali, Alipio
Resumo: Esta Dissertação de Mestrado busca investigar as analogias entre Escola e Teatro, explicitando essa relação na perspectiva de apontar diretrizes pedagógicas que permitam o uso criativo da arte dramática no processo de ensino-aprendizagem, do que decorrem interferências na concepção e na prática do currículo. O texto é apresentado em 3 Atos. O Primeiro Ato trata do referencial teórico e está subdividido em duas Cenas: na Cena Um conceitua-se teatro, como manifestação cultural e os ritos e símbolos que incidem sobre sua função pedagógica; a Cena Dois apresenta a educação enquanto cultura, seu sentido humanístico, algumas tendências pedagógicas (Dewey, Vygotsky e Freire) e a relação dos rituais e símbolos com o currículo. O Segundo Ato aborda o teatro como ação pedagógica e o conhecimento como representação. O Terceiro Ato é interpretativo. A partir de analogias observadas entre escola e teatro, considera-se a escola como uma espécie de "metáfora teatral". Para tanto, desenvolve-se uma releitura crítica de Sófocles e Eurípides, das analogias entre suas tragédias e a ação escolar; que em Sófocles apresenta-se predominantemente moralizadora e reprodutora e, em Eurípides, reflexiva e crítica. No Epílogo apontam-se diretrizes pedagógicas com a intenção de reorientar a ação educativa, especificamente inserindo o teatro no currículo escolar, na intenção de colaborar com a melhoria qualitativa da escola
Abstract: This Masters Dissertation aims to investigate the analogies between school and theater, exploring this relationship in other to point out pedagogical goals that allow the use of creativity in the teaching- learning process in drama, from which interferences should happen in the curriculum conception and practice. The text is presented in 3 Acts. The First Act is theoretical and is divided into two Scenes: Scene and conceives theater as a cultural manifestation, and its rites and symbols that influence pedagogical function; Scene Two presents the education as culture, its humanistic meaning, some pedagogical tendencies (Dewey, Vygotsky and Freire) and the relation between rites and symbols and the curriculum itself. The Second Act sees theater as pedagogical action and knowledge as representation. The Third Act is interpretative. From the observed analogies between school and theater, it is a look towards school as a "theatral metaphore". Thus it is developed from a critical re-reading of Sofocles and Euripedes, from the, analogies between their tragedies and school action, where Sofocles appears predominantly in a moralistic role, where as Euripedes appears in a critical and reflexive role. At the Epilogue, pedagogical goals are shown in order to re-orientate educative action, specifically, inserting theater in school curriculum, in the perspective to collaborate with a better quality for school
Palavras-chave: Teatro na educacao
Acao pedagogica
Diretrizes pedagogicas
Escola e teatro
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Fernandes, Tânia da Costa. Teatro e educação: a escola como teatro. 1999. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1999.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10155
Data do documento: 30-Nov-1999
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tania da Costa Fernandes.pdf
  Restricted Access
8,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.