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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10150
Tipo: | Dissertação |
Título: | A concepção de cidadania dos professores dos cursos de graduação tecnológica de uma universidade particular paulista |
Autor(es): | Santos, Márcia Regina Vainer |
Primeiro Orientador: | Abramowicz, Mere |
Resumo: | A ênfase para uma formação-cidadã é tema de políticos, intelectuais e educadores. Esse grande movimento dirige todas as ações em projetos sociais como forma de equacionar as lacunas deixadas pelo poder público. Os longos períodos de negação da participação são justificados pela falta de preparo da população. O mesmo discurso, que enfatiza a liberdade e a cidadania, enfatiza a ,necessidade da educação para a liberdade, para a autonomia e, da mesma forma para a cidadania. Este trabalho busca, destarte, estudar a concepção de cidadania dos professores de Cursos de Graduação Tecnológica de uma Universidade particular paulista. A metodologia adotada para esse trabalho foi a de pesquisa qualitativa, em razão de que se propõe identificar questões subjetivas e captar o real significado que as pessoas lhes deram. Os procedimentos utilizados foram a análise documental e os questionários semi-estruturados. Os resultados apontam para uma concepção de cidadania relacionada, predominantemente, a direitos e deveres do cidadão num sentido mais genérico, não apontando para a visão emancipadora de cidadania |
Abstract: | Emphasizing citizenship background is of politicians, intellectuals and educators concern. Said huge movement directs all the actions to be taken in social projects aiming at filling in the gaps the public power left open. The long periods of negative participation can be justified by the lack of education of the population. The same discourse that emphasizes freedom and citizenship is the one that emphasizes the need of education for freedom, autonomy and citizenship. Our paper aims at studying the notion of citizenship shared by professors, who teach Technological Undergraduation Courses, in a private university in São Paulo. Documental analysis and semi-structured questionnaires were the proceedings used. The results point towards a conception of citizenship predominantly related to citizens' rights and duties, in a more generic way, not indicating an emancipative view of citizenship |
Palavras-chave: | Professores universitarios Cidadania |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Santos, Márcia Regina Vainer. A concepção de cidadania dos professores dos cursos de graduação tecnológica de uma universidade particular paulista. 2005. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10150 |
Data do documento: | 30-Nov-2005 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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