REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10141
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Beatriz Nunes Paiva de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4164322T0por
dc.contributor.advisor1Casali, Alipio-
dc.date.accessioned2016-04-27T14:32:31Z-
dc.date.available2009-07-13-
dc.date.issued2009-05-18-
dc.identifier.citationOliveira, Beatriz Nunes Paiva de. Currículo e inclusão: escola e (des)abrigo de alunos. 2009. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/10141-
dc.description.resumoEsta dissertação tem o objetivo de discutir a relação entre inclusão social, abrigo e currículo a partir da análise do discurso dos professores e funcionários envolvidos com a educação de crianças que vivem em abrigos e que estudam em uma escola estadual de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental I, localizada no bairro do Ipiranga na cidade de São Paulo. A análise do discurso crítica foi um suporte de análise para viabilizar o entendimento do currículo da referida escola, visto que o currículo é considerado nos diversos tempos e espaços escolares e nas várias ações e manifestações dos sujeitos que aí interagem. Trabalhou-se com a hipótese, confirmada ao longo do trabalho, de que o currículo da escola pública que recebe crianças abrigadas não tem contemplado inteiramente as necessidades dessas crianças, de modo a realizar sua efetiva inclusão. Assim, conclui-se que se faz necessária a estruturação e efetivação de um currículo que adote enfoques críticos e culturais, de sorte a minimizar as ambivalências entre o abrigar e o desabrigar que permeiam os discursos e as práticas da maior parte dos professores e funcionários pesquisados. Discursos esses, cumpre salientar, que refletem as contradições entre as necessidades dos alunos e a organização curricular dominantepor
dc.description.abstractThis dissertation has the aim of understanding the connection between social inclusion, the orphanage and curriculum, starting from the analysis of the discourse of teachers and employees involved with the education of children that live in orphanage and study at an Elementary School, located in the neighborhood of Ipiranga in the city of São Paulo. The critical discourse analysis was an analysis support to make possible the understanding of the curriculum of the referred school, because curriculum is considered along the several school times and spaces and the several actions and manifestations of the subjects that there interact. The hypothesis of this research was confirmed along the work, that the curriculum of public school whose some children live in orphanage, usually doesn´t consider entirely these children's needs. This way, as conclusion, it is considered necessary the structuring and application of a curriculum that contemplates critical and cultural focuses, that minimizes the ambivalences between sheltering and abandoning that permeate the discourses and practices of most of the teachers and researched employees. Such discourses reflect the contradictions between the students' needs and the dominant curricular organizationeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22208/Beatriz%20Nunes%20Paiva%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDiversidade culturalpor
dc.subjectAbrigospor
dc.subjectAnálise do discurso críticapor
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectCultural diversityeng
dc.subjectOrphanageeng
dc.subjectSocial inclusioneng
dc.subjectCritical discourse analysiseng
dc.subjectAnalise do discursopor
dc.subjectCurriculos -- Planejamentopor
dc.subjectInclusao escolarpor
dc.subjectIntegracao socialpor
dc.subjectMulticulturalismopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleCurrículo e inclusão: escola e (des)abrigo de alunospor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Beatriz Nunes Paiva de Oliveira.pdf1,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.