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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/10118
Tipo: | Tese |
Título: | Referência para um currículo crítico-emancipatório na universidade:construindo o projeto educativo do Centro Universitário de Brusque-SC |
Título(s) alternativo(s): | References for a critical and emancipationist curriculum at the university: constructing the educative project of the Centro Universitário de Brusque - SC |
Autor(es): | Pires, Clarice |
Primeiro Orientador: | Saul, Ana Maria |
Resumo: | Esta pesquisa analisa os diversos elementos, implicações e superações que se colocam na construção de um projeto educativo institucional, referenciado numa perspectiva crítico-emancipatória. Discute os espaços e práticas institucionais de regulação e emancipação que interagem no processo de construção de uma política curricular, tentando reconstituir a reflexão, a intervenção dos sujeitos envolvidos e a projeção de ações diferenciadas, construídas coletivamente, no processo de sistematização desse projeto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que focaliza o Centro Universitário de Brusque e os participantes desse processo, representados pela comunidade acadêmica: docentes, discentes, administração, funcionários e segmentos da comunidade externa. Nesta pesquisa, duas dimensões importantes foram consideradas. A primeira compreende o contexto institucional que foi sendo tecido pela cultura local, relações de poder e hierarquias. A segunda envolveu a ação humana dos sujeitos, suas práticas, representações, saberes, experiências. O trabalho desenvolvido pela investigação-ação contribuiu para o avanço dos estudos na área de políticas curriculares, chegando à construção das seguintes referências para um projeto educativo institucional: a abertura ao diálogo; a leitura da instituição; a revisão da política curricular institucional; a seleção e o ordenamento do currículo; a implantação da formação continuada; a construção da autonomia nos diferentes níveis hierárquicos da instituição e o desenho das etapas percorridas para a construção do projeto educativo institucional. |
Abstract: | This study analyses the various elements, implications and achievements that emerged during the construction of an institutional education project, which was based on a critical and emancipatory perspective. It discusses the institutional spaces and practices of regulation and emancipation that are involved in the process of constructing a curricular policy, attempting to reconstruct reflection and intervention on the part of the subjects involved and the planning of differentiated actions, which are collectively constructed in the systematization of this project. It is a qualitative study, focusing on the Centro Universitário de Brusque, and the participants of this process are represented by the academic community: teachers, students, administration, staff, and members of the local community. For this study, two important dimensions were considered. The first involves the institutional context, which was molded by the local culture, power relations and hierarchies. The second involves the human action of the subjects, their practices, representations, knowledge and experience. The study, which was carried out using the action-research method, contributed to furthering investigation in the area of curricular policies, leading to the construction of the following references for an institutional education project: opening up to dialog; reading the institution; the review of the institutional curricular policy; the selection and ordering of curricula; the introduction of continuous education; the construction of autonomy at the different hierarchical levels of the institution, and design of the phases of construction of the institutional education project. |
Palavras-chave: | Currículos Política curricular Projeto educativo institucional Emancipação Curriculum Curricular politics Institutional educative project |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Pires, Clarice. Referência para um currículo crítico-emancipatório na universidade:construindo o projeto educativo do Centro Universitário de Brusque-SC. 2005. 323 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10118 |
Data do documento: | 6-Jun-2005 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
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