REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9997
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoreira, Paulino Lopes-
dc.contributor.advisor1Ponce, Branca Jurema-
dc.date.accessioned2016-04-27T14:32:01Z-
dc.date.available2007-09-26-
dc.date.issued2006-09-04-
dc.identifier.citationMoreira, Paulino Lopes. Estudo esploratório sobre estudos sociais na educação básica de adultos em Cabo Verde. 2006. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/9997-
dc.description.resumoO presente estudo se debruça sobre o processo ensino-aprendizagem dos Estudos Sociais na Educação Básica dos Adultos (EBA), tendo em conta as concepções, os princípios e as práticas educativas desenvolvidas nessa disciplina. Trata-se, objectivamente, de um estudo exploratório sobre o processo ensino-aprendizagem dos Estudos Sociais em Cabo Verde, mais especificamente na cidade da Praia. Efectivamente, o nosso estudo procura descrever os documentos que sustentam o referido processo, bem como as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos animadores nos círculos de cultura, em relação aos quais foi feita uma apreciação crítica. Em Cabo Verde a educação básica de adultos desenvolveu-se em duas fases, 1ª e 2ª fases, até a generalização da reforma educativa ocorrido em 1994, altura em que a mesma passa a efectuar-se em três fases. A língua Portuguesa e Matemática são as duas áreas disciplinares leccionadas na 1ª e 2ª fases, aos quais se junta as Ciências Integradas na 3ª fase. Nas duas primeiras fases, os conteúdos de Estudos Sociais são abordados nas disciplinas de Língua e Matemática numa perspectiva interdisciplinar, enquanto que na 3ª fase são trabalhados, de forma autónoma, na disciplina de Ciências Integradas. O acompanhamento pedagógico que efectuamos no âmbito da nossa actividade profissional, assume como um importante suporte da descrição das práticas, mas o que constituiu a base da referida discrição foi as observações feitas em dois círculos da 3ª fase da Educação Básica de Adultos seleccionadas para o efeitopor
dc.description.abstractThe current study is about the teaching-learning process of the Social Studies in Adult Basic Education (EBA), focusing on the concepts, the principles, and the techniques developed within that subject. The main goal of this study is to know how the teaching-learning process of Social Studies has been developed in Cape Verde, mainly in Praia city. Our study tries to describe the documents that support the above referred process as well the pedagogic techniques that the teachers use in the class, on which was made a critical appreciation. Adult Basic Education in Cape Verde was organized in two phases until the generalization of Education Reform, which occurred in 1994. Since that time, Adult Basic Education has been developed in three phases. In the first and second phases there are only Portuguese language and Mathematics as subjects, and to the third phase it was added another subject called Integrated Sciences. During the first and second phases, the contents of Social Studies are taught in Portuguese and Mathematics in an interdisciplinary perspective, while in the third phase the contents of Social Studies are worked in an autonomous way in the subject Integrated Sciences. This paper was developed based on classroom observations made on two classrooms in the third phase of Adult Basic Educationeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23105/Paulino%20Lopes%20Moreira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectCabo Verde Ensinopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEstudos sociaispor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectEducacao de adultos -- Cabo Verdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpor
dc.titleEstudo esploratório sobre estudos sociais na educação básica de adultos em Cabo Verdepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paulino Lopes Moreira.pdf
  Restricted Access
438,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.