Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9989
Tipo: | Dissertação |
Título: | Inclusão digital de alunos de escola da rede pública municipal de ensino: uma visão crítica sobre o processo |
Autor(es): | Palácio, Patrícia Passos Gonçalves |
Primeiro Orientador: | Almeida, Fernando José de |
Resumo: | Este trabalho concretiza as experiências, buscas e indagações da pesquisadora ao longo de sua trajetória profissional e acadêmíca. Inicialmente, caracteriza o campo de investigação: Escola Munícipal Maria Antonieta D'AlkiminBasto e Universidade Anhembi Morumbi, parceiros no projeto Fim de Semana Digital - cujo objetivo era proporcíonar o acesso às novas Tecnologias de Informação e Comunícação (TICs)a professores e alunos da rede públíca de ensino. A seguir, descreve o referido Projeto, contextualizando-o: situa suas condições de fW:lcionamento, pontua a sua introdução em parceria com a escola municípal supra citada, aborda sua proposta pedagógíca, a organização curricular dos cursos oferecídos e as difículdades encontradas em sua implantação. Em um segundo momento, por meio da análise de questionários, ofícina e entrevlstas realizadas no contexto de uma abordagem qualitatlva, a dlssertação discorre sobre relações estabelecidas, interesses e necessidades dos alunos, além de papéls assumidos pelos indivíduos no que denominamos cultura tecnológica. A complexidade, o grau de envolvimento com essa cultura, enfim, todas as dimensões que ~nvolvem a dinâmica própria de um processo de inclusão digital foram observadas a partir da vlvência daqueles alunos, enfatizando o caráter intencional da aprendizagem nesse percurso. Finalmente, sem a pretensão de oferecer caminhos pré-determinados, contribui para uma reflexão sobre como, efetivamente, dá-se essa prática e cbmo outras podem ser feitas à sua luz |
Abstract: | The present study gathers several experiences, searches and questionings of the researcher along its professional and academic l1fe. Initjally, it establ1shes the research scenario: Primary School Maria Antonieta D'AlkiminBasto and Anhembi Morumbi University, partners of the project Fim de Semana Digital (Digital Weekend) - whkh main objective was to provide new technologies for information and communication to teachers and students from the Brazllian publk educational system. As following, it is described the related project and its scenario: the project's deploying conditions, the partnership establ1shed with the primary school mentioned above, the pedagogical propose of the initiative, curriculum organization issues and general deployment barriers. In a secondary moment, based on questionnaires analysis, workshops and interviews conducted following a qual1tatlve approach, this dissertation study includes information about established relations, students interests and needs, and also different roles assumed by each individual to what we denominate technologkal culture. The complexity, the level of commitment to this culture, finally, all t~hedimensions involved in the dynamk of the digital inclusion's process were obseried considering the students experiences, focusing the intentional character of the learning along this route. At last, without the intension to offer pre-defined ways, it contributes to the reflection about how, effectively, this practicat experience occurs and also others maygrow up from it |
Palavras-chave: | Inclusão digital Currículo Educação e tecnologia Escola Pública Digitall inclusion Curriculum, Education and Technology Public school Escolas publicas Inclusao digital Tecnologia educacional Tecnologia da informacao |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Palácio, Patrícia Passos Gonçalves. Inclusão digital de alunos de escola da rede pública municipal de ensino: uma visão crítica sobre o processo. 2006. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9989 |
Data do documento: | 22-Set-2006 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Patricia Passos Goncalves Palacio.pdf | 2,61 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.