REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
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dc.creatorRanghetti, Diva Spezia-
dc.contributor.advisor1Fazenda, Ivani Catarina Arantes-
dc.date.accessioned2016-04-27T14:32:00Z-
dc.date.available2005-04-24-
dc.date.issued2005-04-27-
dc.identifier.citationRanghetti, Diva Spezia. Uma lógica curricular interdisciplinar para a formação de professores - a estampa de um design. 2005. 228 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/9987-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é extrair princípios e pressupostos da prática docente da pesquisadora para a construção de uma lógica curricular interdisciplinar de formação de professores, baseando-se na questão: como extrair os princípios e pressupostos da própria prática docente e, a partir destes, construir um design de currículo que forma professores, como nos indica a teoria da interdisciplinaridade? Esta pergunta, durante o processo de pesquisa, foi se metamorfoseando em consonância com os conceitos a serem interpretados: formação, currículo, design, interdisciplinaridade, prática docente, disciplina. O caminho da pesquisa alicerçou-se na matriz epistemológica da teoria da interdisciplinaridade que tem como pressuposto uma prática de ação exercida e refletida, na qual a gênese própria da ética e da estética constituem a educação da existência. O círculo hermenêutico possibilitou conhecer, compreender e interpretar os desdobramentos suscitados dessas práticas. A compreensão da tessitura, do movimento histórico, social, cultural, político e econômico do currículo que forma os professores foi o campo delimitado para a interpretação. Assim, fui aproximando os fios dos diferentes saberes, dos conhecimentos da experiência, da ação docente, do fazer pedagógico, próximos do meu ser, da minha história, com os fios da macro-história que formaram/formam a história de formação do professor brasileiro. Como pesquisadora da Teoria da interdisciplinaridade utilizei-me para a constituição da trama o referencial de Fazenda, as vivências da minha prática docente, especialmente a que desenvolvi na disciplina de Estágio Curricular, do curso de Pedagogia, do Centro Universitário de Jaraguá do Sul (UNERJ/SC). Desse modo, foi possível desvelar uma lógica curricular interdisciplinar para a formação de professores. Ela se alicerça numa concepção de ensino e de aprendizagem contextualizada no tempo e no espaço e considera as singularidades dos sujeitos em formação, recuperando a formação profissional com sentido de existência. A pesquisa é um dos princípios epistemológicos dessa formação, campo de ação, intervenção, reflexão, proposição, (re)avaliação, e teorização, em que se evidencia o ser como substantivo e verbo. O existir requer participação ativa, criação, discernimento, decisão, liberdade. Ser livre é existir, mostrar-se; manifestar-se; ser. A pergunta tem o poder de desvelar a raiz originária da formação pessoal e profissional, visto que o formar e o formar-se se tecem a partir da matriz interdisciplinar: o autoconhecimento. Desenvolver projetos de formação de professores nessa natureza exige um movimento espiralado, permanente, que tem como ponto de partida o referencial de mundo e de vida do aluno e de chegada um (re)encontro com esse referencial, enriquecido, analisado, compreendido e interpretado para que seja possível construir projetos curriculares de seu fazer/saber/ser docente.por
dc.description.abstractThis work aimed to extract the principles and presuppositions of the researcher's educational practice for the construction of a interdisciplinary curricular logic of teachers' education, basing on the question: how to extract the principles and presuppositions of the own educational practice and, starting from these, to build a curriculum design that prepares future teachers, the interdisciplinarity theory indicates to us? This question, during the research process, was metamorphosing itself in consonance with the concepts that would be interpreted: teacher-education, curriculum, design, interdisciplinarity, educational practice, and course. The road of the research was based on the epistemologic basis of the theory of the interdisciplinarity that has as presupposition a practice of exercised and contemplated action, in which the own genesis of the ethics and of the aesthetics constitutes the education of the existence. The hermeneutic circle made possible to know, to understand and to interpret the raised unfoldings of those practices. The understanding of the curriculum making and its historical, social, cultural, political and economical movement that educates the future teachers was the selected field for the interpretation. This way, I went approximating the threads of the different knowings, of the knowledge of the experience, of the educational action, of the pedagogic action, close of my being, of my history, with the threads of the macro-history that educated/educate the history of the Brazilian teacher's education. As a researcher of the interdisciplinary Theory I made use, for the constitution of the plot, of the Fazenda´s referential, the actions of my educational practice, especially the one that developed during the future teacher training process, of the Pedagogy program, of the Centro Universitário de Jaraguá do Sul (UNERJ/SC). In this way, it was possible to reveal an interdisciplinary curricular logic for the teachers' education. This logic is based on a teaching and learning conception that framed itself in a time and geographical context which considers the singularities of the subjects in formation, recovering the professional development based on the sense of the existence. The inquiry is one of the epistemologic principles of this education process beyond the action field, intervention, reflection, proposition, (re) evaluation, and theorizing by which the being is evidenced as noun and verb. Existing requests active participation, invention, discernment, decision, freedom. To be free is to exist, is to show oneself; is to manifest oneself; is simply to be. A question has the power to reveal the original root of the personal and professional education process, because the act of education and the act of getting oneself educated get themselves woven starting from the interdisciplinary matrix: the self-knowledge. To develop projects of teachers' education of this nature demands a spiraled and permanent movement that takes as the starting point the referring world and life of the student in which the closed end would be a reconnection with this same reference but enriched, analyzed, understood, and interpreted in a way that can be viable to construct curricular projects based on one´s own teaching doings, knowings, being.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23102/tese%20final%20diva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectcurriculumeng
dc.subjectinterdisciplinarityeng
dc.subjectProfessores - Formação profissionalpor
dc.subjectCurrículospor
dc.subjectInterdisciplinaridade em educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.titleUma lógica curricular interdisciplinar para a formação de professores - a estampa de um designpor
dc.typeTesepor
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