REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9977
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGaeta, Maria Cecília Damas-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751259Y6por
dc.contributor.advisor1Masetto, Marcos Tarciso-
dc.date.accessioned2016-04-27T14:31:58Z-
dc.date.available2008-04-01-
dc.date.issued2001-03-30-
dc.identifier.citationGaeta, Maria Cecília Damas. Diagnóstico da atuação docente dos professores universitários em turismo/hotelaria: uma perspectiva de otimização. 2001. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/9977-
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo identificar as características predominantes e as condições de docência dos professores universitários em turismo e hotelaria de algumas faculdades da cidade de São Paulo, tomando por base a opinião e os depoimentos dos professores, coordenadores de cursos e alunos sobre o papel dos professores, as dificuldades para exercê-lo e as sugestões de otimização na ação docente. Descreve a área de estudos, o Turismo, ainda em formação mas em vertiginoso crescimento. Reflete sobre a definição do papel do professor e a contraposição entre messianismo e profissionalização. Analisa as conseqüências e as interferências do dinamismo e versatilidade da área de prestação de serviços em turismo e hotelaria na atuação do professor universitário desses cursos. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, organizada em um levantamento bibliográfico, que nos permitiu contextualizar o desempenho do docente de turismo e em uma pesquisa de campo, a qual nos possibilitou a aproximação com nosso objeto de estudos no sentido de conhecer sua opinião sobre as expectativas, dificuldades e sugestões de melhoria na docência. As informações obtidas nos permitiram compreender o difícil contexto de atuação do professor universitário de turismo/hotelaria que deve ter um pé no mercado e outro na academia e avaliar as dificuldades e ineficácia de um desenvolvimento docente isolado e/ou particular. A análise dos dados nos fez concluir sobre a necessidade de adequação de um processo de desenvolvimento profissional de professores em conjunto com as instituições de ensino para a otimização docentepor
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23067/tese_104296.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjecthotelariapor
dc.subjectprofessores de turismopor
dc.subjectProfessores universitarios -- Formacao profissionalpor
dc.subjectProfessor universitario de turismo e hotelariapor
dc.subjectPapel do professorpor
dc.subjectMercado de trabalhopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleDiagnóstico da atuação docente dos professores universitários em turismo/hotelaria: uma perspectiva de otimizaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_104296.pdf
  Restricted Access
614,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.