REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9968
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, George França dos-
dc.contributor.advisor1Almeida, Fernando José de-
dc.date.accessioned2016-04-27T14:31:57Z-
dc.date.available2007-05-31-
dc.date.issued2006-12-15-
dc.identifier.citationSantos, George França dos. A produção e concepção de conhecimento segundo os professores em ambientes hipermidiáticos de aprendizagem: uma análise a partir do olhar da experiência. 2006. 200 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/9968-
dc.description.resumoO presente trabalho trata de um estudo sobre algumas das formas de concepção sobre a produção do conhecimento em Ambientes Hipermidiáticos de Aprendizagem. Conhecimento esse que possui características fundamentais dentro do contexto contemporâneo educacional, tendo em vista os avanços nas linguagens e tecnologias da informação e comunicação. Dessa maneira, buscamos questionar, estudar e verificar tais características. A tese é fundamentada nas teorias educacionais do filósofo-educador John Dewey. Teve como suporte e objeto de estudo um conjunto de medições desenvolvidas por um grupo de professores universitários. Docentes que foram entrevistados e convidados a participar de um fórum de debates, cuja temática central era a produção do conhecimento, suas características, seus processos e por fim as diferenciações entre as modalidades presenciais e online. Em cinco capítulos, são narrados todos os processos que incluem o histórico, os referenciais teóricos, os princípios metodológicos, a apreciação de estudo de caso e por fim nossas próprias análises conclusivas do trabalho. Os elementos trazem a visão de que o conhecimento é produzido nos AHA, mas, no entanto, existe uma série de conflitos e questões emergentes que, em alguns casos, dificultam a sua produção. Essa observação conclusiva é o resultado da análise dos relatos dos professores sobre o AHA, junto à nossa apreciação frente aos casos estudadospor
dc.description.abstractThe present work is an investigation about some different conceptions on the production of knowledge in Learning Hypermedia Environments. This knowledge has fundamental characteristics inside the educational contemporary context, regarding the information and communication technologies and languages advances. In this context, we seek to study and to verify those characteristics. The thesis is based on John Dewey's educational theories and had its support and object of study in a interaction group of developed compose by university teachers. They were interviewed and invited to join a debate forum, which central theme was the production of knowledge, its characteristics, its processes and the differences between its presencial and online modalities. In its five chapters all the processes were documented, including historic register, theoretical references, methodological principles, the analysis of the study and, at last, our own conclusions about the work. These elements pointed to the conclusion that the knowledge is produced inside the Learning Hypermedia Environments (LHE), but there are a series of conflicts and emergent issues that, in some cases, makes its production harder. This final conclusion is the result of the analysis of the teachers' reports about the LHE together with our own opinions about the related caseseng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/23085/George%20Franca%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProdução do conhecimentopor
dc.subjectProduction of knowledgeeng
dc.subjectDewey, John -- 1859-1952 -- Critica e interpretacaopor
dc.subjectAprendizagem -- Multimidia interativapor
dc.subjectEnsino a distanciapor
dc.subjectInovacoes educacionaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA produção e concepção de conhecimento segundo os professores em ambientes hipermidiáticos de aprendizagem: uma análise a partir do olhar da experiênciapor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
George Franca dos Santos.pdf2,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.