Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9957
Tipo: | Dissertação |
Título: | Interação, Redes e comunidades de Prática (CoP): subsídios para a Gestão do Conhecimento na Educação |
Título(s) alternativo(s): | Interaction, Networks and Communities of Practice (CoP): basis for Knowledge Management in Education |
Autor(es): | Mengalli, Neli Maria |
Primeiro Orientador: | Almeida, Maria Elizabeth de |
Resumo: | A presente Dissertação de Mestrado pesquisa os desvelamentos derivados do currículo do curso Formação de Gestores Escolares para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação do Projeto Gestão Escolar e Tecnologias, que emergiram das ações, das práticas, das atitudes e dos discursos dos gestores educacionais que atuavam nas escolas da rede pública de São Paulo e nas diretorias de ensino. O desvelado explicitou indícios de gestão baseada no conhecimento por meio de recursos tecnológicos potencializadores do desenvolvimento de ações colaborativas. Sendo o computador um instrumento potencial para a criação de comunidades, a pesquisa procurou mostrar as possibilidades de uso dos recursos tecnológicos para a formação de redes, resolução de problemas e tomada de decisão. Os instrumentos de coleta de dados foram os fóruns e memoriais reflexivos, escritos por participantes do curso em diferentes papéis; entrevistas semi-estruturadas, realizadas com integrantes e formadores do projeto, selecionados após a leitura dos memoriais; e questionários acerca do assunto gestão baseada no conhecimento. Após a análise e interpretação dos dados, foi possível perceber indícios de gestão baseada no conhecimento em escolas, porém feitos ainda de modo intuitivo e sem sistematização. Embora o projeto do curso pesquisado tivesse trabalhado os elementos apontados por teóricos como essenciais para a gestão baseada no conhecimento não foram desveladas todas as noções nos instrumentos de coletas de dados. Foi possível perceber as potencialidades para a sugestão de formação de redes e criação de comunidades, principalmente a Comunidade de Prática (CoP), como subsídios para a gestão baseada no conhecimento na Educação. |
Abstract: | This Master s Dissertation researches the disclosures derived from the curriculum of the School Administrators Development course in the use of Information and Communication Technologies of the School Administration and Technology Project, which emerged from the actions, practices, attitudes and discourse of the educational administrators from the public schools of Sao Paulo State and departments of education. These disclosures made explicit certain indications of knowledge based management through technological resources that empower the development of collaborative actions. Considering that the computer is a potential instrument for creating communities, the research shows the possible uses of technological resources for network building, problem solving, and decision making. Data collection instruments consisted of the forums and reflective memoirs written by the course participants in various roles; semi structured interviews with project members and instructors selected after review of the memoirs; and questionnaires regarding the topic of knowledge based management. After data analysis and interpretation, it was possible to perceive indications of knowledge based management in the schools, yet still enacted intuitively and unsystematically. Although the course project included the elements indicated by theorists as essential to knowledge based management, not all of these concepts were revealed in the data collection instruments. It was possible to perceive the potentials for the suggestion of network formation and community building, primarily Communities of Practice (CoP), as the basis for knowledge based management in Education. |
Palavras-chave: | Educação Currículo Gestão do Conhecimento Redes Comunidades Comunidade de Prática (CoP) Education Curriculum Knowledge Management Networks Communities Communities of Practice (CoP) Curriculos -- Planejamento Gestao do conhecimento Tecnologia educacional Redes de computadores Comunidades virtuais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Mengalli, Neli Maria. Interação, Redes e comunidades de Prática (CoP): subsídios para a Gestão do Conhecimento na Educação. 2006. 213 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9957 |
Data do documento: | 4-Out-2006 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CED - Neli Maria Mengalli.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.