REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9849
Tipo: Tese
Título: Cartas ao educador: parcerias, diálogos e experiências interdisciplinares com o fazer teatral
Autor(es): Solha, Celso dos Santos
Primeiro Orientador: Fazenda, Ivani Catarina Arantes
Resumo: Na atualidade, a formação do educador artístico voltado para o ensino da linguagem teatral tem seguido um modelo pedagógico que privilegia o tecnicismo e o utilitarismo, trazendo para a sociedade um profissional com menor potencialidade criativa e lúdica, insensível à obtenção das categorias interdisciplinares - a parceria, a coerência, o diálogo, a humildade e o desapego. No intuito de trazer para a sociedade um profissional mais humano, criativo, crítico e agente do seu tempo, esta pesquisa de caráter interdisciplinar, propõe um modelo e um método de trabalho teatral, estruturado em quatro princípios formulados a partir de 10 aulas ministradas no decorrer de sua docência, que seu autor denominou de encontros didáticos formativos. Esses princípios configuram-se como ferramentas necessárias para a formação de alunos e docentes e podem ser utilizadas em sala de aula, como um modelo propício de trabalhar conteúdos e desenvolver atitudes e ações interdisciplinares. O autor utilizando-se da metáfora Cartas escritas, palavras soltas no espaço criativo da vida, da escola, do educador, do educando , promove um diálogo com outros autores, entre eles, Paulo Freire, Augusto Boal, Viola Spolin, e Ivani C. Fazenda e com os relatos de profissionais e estudantes da área, coletados ao longo da sua carreira. Esse material poderá de alguma forma, auxiliar o educador artístico, principalmente aquele que atua com a linguagem teatral, e transformar a sala de aula em um espaço que estimula a criatividade, o desenvolvimento humano - um espaço de convivência coletiva, cultural, lúdico, dotado de maior sentido e significado
Abstract: Presently, the education of a professional in the field of arts and theatre concerned with the theatre language that has been following a pedagogical pattern, reinforcing technical aspects and utility, providing our society with a professional who has a limited creative and ludic potential, who is not focused on obtaining different interdisciplinary skills partnership, coherence, dialogue, humbleness and unselfishness. With the aim of bringing to society a professional who is more human, creative, critical, and an agent of his time, this interdisciplinary research suggests a model and an approach of theatre practice structured in four principles that are generated from ten classes taught throughout its teaching practice, which is called formative didactical meetings by its author. The principles are set as necessary tools for the education of students and teachers, and can be used in the classroom, as an adequate model of working topics and developing interdisciplinary attitudes and actions. The author, making use of the metaphor Written letters, words scattered in creative life, space, school, educator and student , leads to a dialogue with the author, among them, Paulo Freire, Augusto Boal, Viola Spolin, and Ivani C. Fazenda, and with the research done by the professionals and students of the area that was gathered throughout his career. This material may, in a way, help the artistic directors, mainly the ones who deal with the theatre language, as well as transformation of the classroom into a space that stimulates creativity, human development a place for group interaction, more engaging, with a broader meaning and relevance
Palavras-chave: Categorias interdisciplinares
Autonomia
Criatividade
Docência
Linguagem teatral
Pedagogia freireana
Interdisciplinary categories
Autonomy
Creativity
Teaching
Theatre language
Paulo Freire s pedagogy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Solha, Celso dos Santos. Cartas ao educador: parcerias, diálogos e experiências interdisciplinares com o fazer teatral. 2015. 139 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9849
Data do documento: 10-Ago-2015
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Celso dos Santos Solha.pdf1,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.