REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
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Tipo: Tese
Título: Formação continuada e prática docente de professores de ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Silva, Gilson
Primeiro Orientador: Masetto, Marcos Tarciso
Resumo: O objetivo deste estudo é investigar como a formação continuada em serviço por intermédio de oficinas de experimentação em Ciências como metodologia de ensino pode contribuir com as práticas pedagógicas dos professores quando lecionam nessa área do conhecimento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foi convidado um grupo de 9 (nove) professoras que trabalham com esse nível de escolaridade em uma escola municipal na cidade de Francisco Morato - Grande São Paulo para participar do estudo. Para coleta de dados, inicialmente aplicou-se um questionário para conhecer o perfil das professoras e investigar sobre a suas formações e concepções quanto aos processos de ensino e aprendizagem de Ciências. Em seguida, foram realizados 8 (oito) encontros com oficinas que discutiam temáticas ligadas a área científica, nas quais foi possível pesquisar uma sequência de experimentos que explorassem três blocos temáticos: Ambiente, Ser Humano e Saúde e Recursos Tecnológicos. Além disso, uma das principais finalidades dessas oficinas era a de promover reflexões das professoras sobre o processo de ensino e de aprendizagem da disciplina. Por fim, foram feitas entrevistas semiestruturadas, individualmente, para avaliar as percepções das docentes sobre o ocorrido. Quanto à fundamentação teórica, no que diz respeito ao ensino de Ciências, foram utilizados estudos de Krasilchick, Carvalho et al., Delizoicov e Angotti, Bizzo entre outros. No que se refere ao conhecimento profissional, apoiou-se nos estudos de Shulman, para discutir a natureza dos saberes docentes, foram utilizados estudos de Tardif. Em relação à formação de professores reflexivos, foram consideradas as ideias de Zeichner e Pimenta. Finalmente, autores como Imbérnon e Nóvoa permitiram analisar o processo de formação docente. Os resultados obtidos no questionário inicial que serviu como referência para organização do processo formativo indicaram que, no geral, as professoras declaravam apresentar limitações nos conhecimentos, fruto de sua formação inicial e continuada fragmentada. Há indicativos que suas atividades com o ensino de Ciências ainda eram muitas vezes formais e conteudistas , visto que utilizavam poucos experimentos científicos em suas aulas. Com raras exceções a maioria das docentes declarou que suas aulas eram expositivas e apoiadas geralmente em livros didáticos. Durante o processo formativo observou-se que a vivência de experimentos e as reflexões propostas ampliaram os conhecimentos das professoras relativo às temáticas discutidas e ao seu ensino. As discussões e reflexões ocorridas durante as oficinas foram apontadas como atividades desencadeadoras de mudança da prática de algumas professoras por favorecerem a ressignificação do conhecimento, sobretudo a sua ampliação, da mesma forma que os conhecimentos pedagógicos e os curriculares. No geral, observou-se ainda maior segurança das participantes ao trabalhar com temas relacionados ao meio ambiente. Entretanto, foi possível identificar que as professoras que no início da investigação já demonstravam um conhecimento maior sobre a disciplina conseguiram aprofundar a reflexão sobre questões relativas ao ensino e aprendizagem de Ciências e intensificar a utilização de experimentos, ao passo que as demais participantes utilizaram-se um pouco menos dos experimentos e exploraram mais atividades com os vídeos e literatura infantil em suas aulas de Ciências. Este estudo mostrou haver uma relação intrínseca entre o conhecimento do conteúdo científico e a disponibilidade para a utilização da experimentação como metodologia de ensino. Nesse sentido, observa-se ainda haver necessidade de se resignificar o conhecimento profissional dos conteúdos de Ciências por meio de uma maior utilização de vivências de atividades experimentais, tanto em cursos de formação inicial como continuada, sobretudo com a utilização de experimentos simples
Abstract: The aim of this study is to investigate how the continued in-service training through experimentation workshops in science as a teaching methodology can contribute to the pedagogical practices of teachers when they teach this area of knowledge in the early years of elementary school. To that end, we invited a group of nine (9) teachers who work with this level of education in a municipal school in the town of Francisco Morato - Greater São Paulo to participate. For data collection, initially applied a questionnaire to know the profile of the teachers and doing research about their backgrounds and ideas about the processes of teaching and learning science. Then, were made eight (8) meetings with workshops that discussed issues linked to the scientific area in which it was possible to find a sequence of experiments that explore three thematic blocks: Environment, Human and Health and Technological Resources. In addition, one of the main purposes of these workshops was to promote reflection of the teachers on the teaching and learning of the discipline. Finally, semi-structured interviews were conducted individually to assess the perceptions of teachers about what happened. As for the theoretical foundation, with regard to the teaching of science, studies were used Krasilchick, Carvalho et al , Delizoicov and Angotti , Bizzo among others. With regard to professional knowledge, relied on studies by Shulman to discuss the nature of teaching knowledge, Tardif studies were used. Regarding the formation of reflective teachers were considered the ideas of Zeichner and Pimenta. Finally, authors such as Imbérnon and Nóvoa allowed to analyze the teacher training process. The results obtained in the initial questionnaire that served as a reference for the organization of the training process indicated that, overall, the teachers declared have limitations in knowledge, product of their initial and continuing education fragmented. There are indications that their activities with the teaching of science were still often formal and with excessive contents, since rarely used scientific experiments in their classes. With few exceptions most of the teachers stated that his lectures were expository and generally supported by textbooks. During the training process it was observed that the experience of experiments and reflections given expanded the knowledge of the teachers on the topics discussed and to your teaching. Discussions and reflections held during the workshops were identified as triggering activities change the practice of some teachers by favoring the redefinition of knowledge, especially its expansion in the same way that the pedagogical knowledge and the curriculum . Overall, it is also noted increased security of the participants to work on issues related to the environment. However, it was possible to identify the teachers who earlier research had already demonstrated a better understanding of the discipline were able to delve deeper into issues concerning the teaching and learning of Science and enhance the use of experiments, while the other participants were used in a little less of the experiments and explored more activities with videos and children's literature in their science classes. This study showed that there is an intrinsic relationship between knowledge of the scientific content and the availability to use the trial as a teaching methodology. In this sense, yet it is observed there is a need to reframe the professional knowledge of science content through greater use of experimental activities of experiences, both in initial training courses as continuing, particularly with the use of simple experiments
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Práticas pedagógicas
Saberes docentes
Formação continuada
Science education
Pedagogical practices
Knowledge teachers
Continuing education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Silva, Gilson. Formação continuada e prática docente de professores de ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. 220 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9848
Data do documento: 7-Ago-2015
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