REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9844
Tipo: Tese
Título: Mobilização para a aprendizagem: diagnóstico de fatores impactantes no aprendizado do aluno de curso de graduação em Administração
Autor(es): Cecconello, Antonio Renato
Primeiro Orientador: Valente, José Armando
Resumo: Essa tese apresenta o diagnóstico dos fatores que impactam no aprendizado do aluno do curso de graduação em Administração de uma IES da cidade de São Paulo. O alunado tem apresentado resultados acadêmicos e nível de envolvimento abaixo das expectativas. O referencial teórico considera a necessidade de aprender e os conceitos de mobilização para a aprendizagem de Bernard Charlot; a forma como Marco Antonio Moreira entende a aprendizagem significativa, as três dimensões da aprendizagem e seus obstáculos considerados por Knud Illeris, a importância envolvimento destacada por Astin, os conceitos sobre o ambiente estudantil de Astin e Antonio e a importância do comprometimento na aprendizagem dada por Vera Lucia Felicettti. A partir da questão principal: Quais fatores são relevantes na mobilização do aluno do curso de graduação em Administração para a aprendizagem? , o objetivo do trabalho é a identificação dos fatores que facilitam e/ou dificultam as ações de mobilização para a aprendizagem de conteúdos relacionados ao curso de graduação em Administração. Pesquisa exploratória com abordagem mista e uso dos métodos estudo de campo e de levantamento documental. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário eletrônico junto a 144 alunos dos semestres letivos e verificação cruzada com o histórico dos 194 formandos 2014-1. Os dados foram tabelados e correlacionados por gênero, período e semestres. O diagnóstico mostra que o aluno parece estudar para a prova, não para aprender. Os dados tabulados indicam que o aluno não associa de forma adequada compromisso e comprometimento. Apesar dos compromissos existentes, o comprometimento efetivo não foi considerado, a partir dos comportamentos declarados de: baixo volume de leituras previamente às aulas; pouco envolvimento na participação em aulas; suscetibilidade a fatores de distração e nos níveis de faltas, notas, reprovações e evasão escolar. Dois dos fatores analisados foram identificados como críticos à falta de mobilização para a aprendizagem, comprometimento e prática didática
Abstract: This thesis presents a diagnosis of the impacting factors in the learning process regarding students of a business school in the city of São Paulo. These students have demonstrated academic performance and level of involvement below expectations. The theoretical framework considers the need of learning and mobilization concepts of Bernard Charlot; the way Marco Antonio Moreira understands meaningful learning; the three dimensions of learning and its obstacles pointed out by Knud Illeris; the importance of Involvement highlighted by Astin, the concept of learning environment according to Astin and Antonio; and the relevance to learn that Vera Lucia Felicetti gives to commitment. Based on the main question: Which factors are important to mobilize business students to learn? , the objective of this work is to identify the key factors encouraging or limiting mobilization to learn the content related to Business Administration. It is an exploratory research using mixed approaches, such as field study and documental field surveys. The data collection was done using an online questionnaire that was answered by 144 enrolled students, and consistence cross-checking was made using documental data from 194 graduates from the first semester of 2014. Data were tabulated and classified by gender, period and semesters. The diagnosis shows that students appear to study for the test but not to learn. The tabulated data indicates that the students do not properly associate commitment to engagement. In spite of the existing commitments, the proper engagement was not taken into account, based on related behaviors such as: poor reading level before classes, low involvement and participation in the classes, susceptibility to distracting factors and rates of performance, absence, repetition and school evasion. Two of the analyzed factors were identified as critical factors to the students lack of mobilization to learn, commitment and teaching techniques
Palavras-chave: Comprometimento
Envolvimento
Motivação
Obstáculos
Práticas didáticas
Commitment
Involvement
Motivation
Obstacles
Teaching techniques
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Cecconello, Antonio Renato. Mobilização para a aprendizagem: diagnóstico de fatores impactantes no aprendizado do aluno de curso de graduação em Administração. 2015. 258 f + 301 f. Anexos. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9844
Data do documento: 1-Abr-2015
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Antonio Renato Cecconello.pdf3,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Antonio Renato Cecconello Anexos.pdfAnexos17,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.