REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9841
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBorges, Maíla Aparecida Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4312817U9por
dc.contributor.advisor1Campos, Maria Malta-
dc.date.accessioned2016-04-27T14:31:34Z-
dc.date.available2015-04-27-
dc.date.issued2015-03-25-
dc.identifier.citationBorges, Maíla Aparecida Ferreira. Formação continuada de professores na rede municipal de São Bernardo do Campo: experiências no contexto de duas pré-escolas. 2015. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/9841-
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo analisar a formação continuada do professor de educação infantil, desenvolvida no contexto de duas pré-escolas públicas, no município de São Bernardo do Campo, estado de São Paulo. A pesquisa desdobrou-se em duas dimensões: no âmbito do sistema municipal de ensino, investigando as estruturas que normatizam a formação e no âmbito interno às escolas, analisando as práticas formativas desenvolvidas pelas equipes gestoras, por meio de registros escritos dessa prática. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e utilizou como estratégia de coleta de dados, a análise documental. A formação de professores constitui-se, na atualidade, em campo multirreferenciado e marcado por disputas em defesa de modelos de sociedade, de homem e de escola. A formação do professor de educação infantil insere-se nesse cenário, delimitada, contudo, por especificidades que lhe são próprias. A literatura sobre a formação do professor de educação infantil vem afirmando que os saberes construídos sobre o campo da infância são relevantes na formação desse profissional; esta dissertação aborda os conhecimentos sobre esse campo como elementos fundantes desse processo formativo. Os principais resultados da pesquisa revelam que, no âmbito municipal, a despeito de contradições e da não priorização de uma abordagem específica para a educação infantil, existe um quadro legal prescrito que estrutura a formação continuada nas unidades. No âmbito das pré-escolas investigadas, os resultados indicam que as concepções que balizam o trabalho formativo são mais amplas do que as orientações municipais, sugerindo a contribuição das histórias de formação das equipes gestoras e de assessorias passadas. Observou-se, também, o pequeno espaço ocupado pelo protagonismo docente na formação continuada no lócus escolar, e o papel decisivo assumido pelas equipes gestoras nesse processopor
dc.description.abstractThis Dissertation analyzes the in service training process of early childhood education teachers, developed in the context of two public preschools at the municipality of São Bernardo do Campo, state of São Paulo. The research includes two dimensions: the first one focus the municipal system, exploring the structure set for the in service training programs; and the second one examines this process at two municipal preschools. The research followed a qualitative methodology; it collected and analysed the municipal legal and orientation documents and the written records about the training practices developed by the schools management teams (composed by one principal, one pedagogical adviser and one assistant teacher at each school). Nowadays, teacher s formation is a controversial field, where are reflected different ideas on models for people, school and society. The preschool teacher formation is part of this scene, defined, however, by its own specific features. The specific literature concerning the formation of early childhood education teachers has been asserting the knowledge built about childhood, as relevant in their training programs. . In this sense, this dissertation attributes centrality to this generational category, as a central aspect for the early childhood education teacher s formation. The research results reveal, at the municipal level, several contradictions and a lack of importance given to the early childhood education particularities; at the same time, results show that the municipal documents offer an important general structure for the training process developed at municipal schools. In the two preschools it was observed that conceptions about early childhood education and teacher formation followed more integrated and holistic perspectives, what can be explained by the professionals own formation experiences that showed influences from past external advisors. The research also registered a relative lack of initiative by the teachers at the in service formation programs, in comparison with the active leadership of the management team at each schooleng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22885/Maila%20Aparecida%20Ferreira%20Borges.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação continuada de professorespor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectPré-escolapor
dc.subjectContexto escolarpor
dc.subjectRede municipal de São Bernardo do Campopor
dc.subjectIn service teacher trainingeng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectPreschooleng
dc.subjectSchool contexteng
dc.subjectMunicipal education system of São Bernardo do Campoeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.titleFormação continuada de professores na rede municipal de São Bernardo do Campo: experiências no contexto de duas pré-escolaspor
dc.title.alternativeIn service teachers formation at the municipal education system of São Bernardo do Campo: experiences in the context of two preschoolseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maila Aparecida Ferreira Borges.pdf1,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.