REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
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Tipo: Dissertação
Título: Formação continuada de educadores em escolas de governo: conceitos e práticas do Estado de São Paulo
Autor(es): Alves, Ana Panzani
Primeiro Orientador: Silva, Maria da Graça Moreira da
Resumo: Esta pesquisa, realizada no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo, na linha de pesquisa Novas Tecnologias na Educação, apresenta um estudo com o objetivo de analisar se há convergência entre as políticas públicas federais e estaduais de formação continuada de educadores e como se dá o uso das tecnologias digitais da informação e da comunicação na prática do Estado de São Paulo de 2009 a 2013, no contexto da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo Paulo Renato Costa Souza da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. A pesquisa e a análise dos dados coletados estão ancoradas teoricamente no pensamento de Álvaro Vieira Pinto, Paulo Freire e em pesquisas de Gatti, Barreto, Tedesco, Saviani, Sacristán e Fernando Almeida, principalmente no que se refere: ao conceito de tecnologia como construção humana e como direito humano; à relação dialógica como espaço de construção de conhecimento; e à formação continuada de educadores como elemento fundante para a prática pedagógica. Foram coletados e analisados as políticas públicas de formação continuada de educadores e os dados públicos das ações de formação continuada ofertadas pela Escola de Formação no período de 2009 a 2013. O estudo sugere que há convergência entre as políticas públicas de formação continuada e a prática do Estado de São Paulo, bem como as TDIC são amplamente empregadas, de modo a atender os mais de 280 mil profissionais da SEE-SP distribuídos geograficamente por todo o estado, promovendo a apropriação das TDIC pelos educadores, a formação no contexto e a troca entre pares de diferentes unidades escolares e de diretorias de ensino distantes entre si
Abstract: This research, conducted as part of the Post-graduation Program in Education: Curriculum, under the research line of New Technologies in Education, presents a study aimed to examine whether there are similarities between federal and state public policies of continued teachers training and how is the use of Information and Communication Technologies (ICT) in the State of São Paulo's practices from 2009 to 2013, in the context of Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo "Paulo Renato Costa Souza" of Secretaria da Educação of São Paulo State (SEE-SP). This research is theoretically grounded in the thought of Álvaro Vieira Pinto, Paulo Freire and researches of Gatti, Barreto, Tedesco, Saviani, Sacristán and Fernando Almeida, as regards: the concept of technology as a human construction and as a human right; the dialogical relationship as a space of knowledge construction; and continued teachers training as basis to the teaching practice. Were collected and analyzed public policies of continued teachers training and public data of the continued trainings courses offered by EFAP in the period from 2009 to 2013. This study suggests that there is a convergence between public policies for continued teachers training and the practice of State of São Paulo, as well as ICT are widely used to meet more than 280.000 professionals from SEE-SP geographically distributed throughout the state by promoting the ownership of ICT by educators, the training context and exchange among peers from different schools and regional administrations distant from each other
Palavras-chave: Formação de educadores
Tecnologias aplicadas à educação
Escolas de governo
Políticas públicas
Continued teachers training
Information and communication technologies in Education
Governmental schools
Curriculum
Public policies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Alves, Ana Panzani. Formação continuada de educadores em escolas de governo: conceitos e práticas do Estado de São Paulo. 2014. 244 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9824
Data do documento: 15-Dez-2014
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