REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9815
Tipo: Dissertação
Título: Práticas pedagógicas e a educação infantil: desafios e possibilidades
Título(s) alternativo(s): Pedagogical practises in early childhood education: challenges and possibilities
Autor(es): Morais, Patrícia Ferreira de
Primeiro Orientador: Brito, Regina Lúcia Giffoni Luz de
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo verificar bem como compreender a interação que existe entre a prática pedagógica das professoras de Educação Infantil, sua formação continuada e a viabilização de um novo currículo. O caminho metodológico escolhido contempla a pesquisa qualitativa, lança mão da pesquisa participante e utiliza a pesquisa bibliográfica, a análise documental, a pesquisa de campo, e, ainda, a técnica de grupo focal para recolhimento de dados e o questionário para traçar o perfil dos participantes. Os sujeitos pesquisados são professoras da Educação Infantil de uma escola particular confessional de São Paulo. Como resultado foi possível compreender que o universo educacional passou por grandes mudanças. A concepção de infância foi ressignificada, a Educação Infantil deixou de ser um lugar de assistência e se transformou em um espaço educacional, trazendo preocupações referentes ao processo de desenvolvimento das crianças. Neste novo cenário o professor é considerado o mediador que busca, por meio de um trabalho, pautado nas habilidades, articular aprendizagens com sentido, que sejam aplicáveis às diversas situações da vida pessoal e social e que tenham como ponto de partida e chegada a formação humanística. Desta forma, a prática pedagógica pode ser visualizada como um meio pelo qual se buscam a atualização, inovação, contextualização e viabilidade, deixando assim de engessar a espontaneidade, criatividade e genuinidade, que surgem durante os momentos de convivência na escola com as crianças. Diante das diversas tendências teóricas, ideológicas e práticas diferenciadas, espera-se que o professor, devidamente apoiado pela coordenação, especialmente em encontros d formação continuada, pelos demais membros da equipe gestora e pela instituição de ensino enquanto tal, assumam uma postura crítica e criativa para refletir sobre o que se apresenta, buscando assim, coerência entre a teoria e a prática em sua ação
Abstract: The present research aims at verifying and understanding the interaction between teacher s pedagogical practises in Early Childhood Education, their Further education and the feasibility of a new curriculum. The following research methods were used: qualitative research, participative research, field research, bibliography, document analysis, focus groups for collection of data and also a questionnaire to profile participants. Participants are teachers of Early Childhood Education at a confessional private school in São Paulo. As a result, it became quite clear that the educational universe has been through great changes. The conception of childhood has changed. Early childhood education is no longer based on the mere assistance of the child; it s rather an educational process which demands new attitudes towards the child s process of development. In this new scenario, the teacher is a mediator who bases their work on the concept of abilities in order to promote meaningful learning which must be useful to the child s personal and social life, promoting a humanistic formation. Therefore, the pedagogical practise can be seen as means of updating, innovating, enabling and contextualizing practises and the learning process. It should no longer stifle the spontaneity, creativity and genuineness which are a true part of the interactions with and among the children at school. In the presence of diverse theoretical and ideological trends and also of different practises, teachers are expected to have a critical and creative attitude towards this new perspective so that practice and theory go hand in hand. Naturally, teachers should do so with the help and assistance of the coordination and other managerial staff and also the institution, preferably in further educational meetings
Palavras-chave: Educação infantil
Formação de professores
Práticas pedagógicas
Early childhood education
Teachers education
Pedagogical practices
Curriculum
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Morais, Patrícia Ferreira de. Pedagogical practises in early childhood education: challenges and possibilities. 2014. 253 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9815
Data do documento: 9-Dez-2014
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patricia Ferreira de Morais.pdf2,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.