REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9807
Tipo: Dissertação
Título: As contribuições do espaço museológico para uma construção interdisciplinar do conhecimento
Autor(es): Pasqualucci, Luciana
Primeiro Orientador: Fazenda, Ivani Catarina Arantes
Resumo: Esta pesquisa busca ampliar a compreensão de como o espaço museológico pode colaborar para uma construção interdisciplinar do conhecimento. Partindo da descrição de alguns dos trabalhos realizados em uma instituição cultural da cidade de São Paulo SP, o trabalho objetiva evidenciar de que modo a interdisciplinaridade pode ser exercitada, bem como se pode justificar atualmente a construção de uma atitude interdisciplinar frente ao conhecimento. As noções da Fenomenologia e da Arte Contemporânea fundamentam a pesquisa. A interdisciplinaridade, ao enfatizar a importância da intersubjetividade e das parcerias, além de evidenciar seus cinco conceitos norteadores (humildade, respeito, coerência, espera e desapego), torna-se uma atitude que pode viabilizar as intencionalidades educativas e institucionais do museu, na tentativa de compartilhar seu patrimônio cultural e artístico junto ao público. A interdisciplinaridade, na condição de categoria de ação, pode concretizar, no espaço museológico, demandas institucionais e projetos educativos calcados numa visão fenomenológica de homem, o que significa compreendê-lo como ser criador, coletivo e questionador. Esse homem, que pergunta pelos sentidos das coisas, ao deparar-se com a produção contemporânea de arte no museu, pode construir conhecimentos articulando suas experiências às diferentes áreas do saber que permeiam as artes plásticas, agregando aos discursos conceituais aspectos da realidade. Ao considerar a realidade, o museu desempenha um importante papel social: gerar motivações e reflexões que continuem para além do espaço museológico. Com o intuito de construir referências para o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar em museus, mirando um conhecimento interdisciplinar que auxilie também a formação de sujeitos interdisciplinares, a fenomenologia ocupa, aqui, tanto o âmbito conceitual, quanto o de método de pesquisa, já que a descrição de algumas ações desenvolvidas norteiam as reflexões e colaboram para compreensão do sentido e do exercício de uma atitude interdisciplinar no espaço museológico
Abstract: The objective of this study was to increase the understanding on how museums may aid the interdisciplinary construction of knowledge. The study was based on the description of some activities carried out in a cultural institution in the city of São Paulo SP, and its objective is to evidence how interdisciplinarity may be exercised, and how it is possible to currently justify the construction of an interdisciplinary attitude towards knowledge. The notions of Phenomenology and Contemporary Art are the bases of the study. Interdisciplinarity emphasizes the importance of intersubjectivity and of partnerships. Considering its five categories (humbleness, respect, coherence, expectation, and detachment), it is an attitude that may make the educational and institutional intentionality of the museum viable, in its attempt to share its cultural and artistic patrimony with the public. Interdisciplinarity, as a category of action, may make institutional demands and educative projects possible in museums, based on a phenomenological vision of men - understanding men as a creative, collective, and questioning beings. This man that asks about the sense in everything, when facing contemporary art production in museums, may construct knowledge by articulating his experiences with the different areas of knowledge that involve plastic arts, adding aspects of reality to conceptual discourses. Museums have an important social role, when reality is considered: they generate motivation and reflections that are not limited to the museum space. Phenomenology is used as a conceptual drive and a research method in order to build, together with the reader, references for the development of an interdisciplinary work in museums, an interdisciplinary knowledge that also aids the formation of interdisciplinary individuals, once the description of the some of the activities is the driver of reflection and collaborate on the understanding of its sense and on the exercise of an interdisciplinary attitude in museum spaces
Palavras-chave: Educação
Interdisciplinaridade
Fenomenologia
Museus
Arte contemporânea
Education
Interdisciplinarity
Phenomenology
Museums
Contemporary art
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Pasqualucci, Luciana. As contribuições do espaço museológico para uma construção interdisciplinar do conhecimento. 2014. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9807
Data do documento: 14-Out-2014
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luciana Pasqualucci.pdf92,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.