REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9791
Tipo: Dissertação
Título: Ética ou segurança? as questões da internet no currículo
Título(s) alternativo(s): Ethics or internet security? the issues of internet in the curriculum
Autor(es): Lamana, Rosa Maria Rodrigues
Primeiro Orientador: Almeida, Fernando José de
Resumo: Compreendendo que as escolas públicas do Estado de São Paulo possuem internet com acesso para alunos, este estudo tem por objetivo entender qual a percepção dos docentes diante da necessidade do trabalho sobre Segurança na Internet com os discentes e se a rede estadual de ensino oferece aos professores alguma orientação dentro dessa temática para a realização de orientação, uma vez que as atividades desenvolvidas nas unidades escolares utilizam as TIC integradas às situações de aprendizagem. Para o desenvolvimento do trabalho optou-se pelo estudo de caso, com a participação de 15 professores e 3 gestores de uma escola integrante do Programa UCA, que por sua vez possui formações para docentes aprimorarem a utilização das TIC no contexto pedagógico. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se questionários e entrevistas semiestruturadas assim como a pesquisa documental. Consideraram-se como referenciais teóricos, autores como Fernando José de Almeida, Manuel Castells, Zygmunt Bauman, Léa da Cruz Fagundes, Paulo Freire, Gimeno Sacristán, Patrícia Peck Pinheiro, Cristina Moraes Sleiman, entre outros. Assim a presente dissertação concentra-se na importância do trabalho sobre ética e segurança na internet dentro do contexto escolar de forma interdisciplinar uma vez que o currículo é uma construção cultural e que o acesso à internet faz parte da cultura vigente, mas considera que a sociedade como um todo, também tem a responsabilidade do trabalho desse tema com crianças e jovens
Abstract: Understanding that public schools in the state of São Paulo to have internet access to students, this study aims to understand the perception of teachers on the need for work on Internet safety with the students and the state education system provides teachers some guidance in this theme for conducting orientation since the activities at schools using ICT integrated into learning situations. To develop the work we opted for the case study, involving 15 teachers and three school administrators of an integral program of the Institute, which in turn, has training for teachers hone the use of ICT in the teaching context. As an instrument for data collection was used questionnaires and semistructured interviews as well as documentary research. It was considered as a theoretical framework, authors such as Fernando José de Almeida, Manuel Castells, Zygmunt Bauman, Léa Fagundes da Cruz, Paulo Freire, Gimeno Sacristan, Patricia Peck Pinheiro, Cristina Moraes Sleiman, among others. Thus this thesis focuses on the importance of work ethics and safety on the internet within the school context across disciplines since the curriculum is a cultural construct and that internet access is part of mainstream culture, but believes that society as a whole, also has the responsibility of working on this theme with children and youth
Palavras-chave: Tecnologia
Ética
Segurança
Technology
Curriculum
Ethics
Safety
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Lamana, Rosa Maria Rodrigues. Ethics or internet security? the issues of internet in the curriculum. 2014. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9791
Data do documento: 31-Jul-2014
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosa Maria Rodrigues Lamana.pdf815,08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.