REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9776
Tipo: Tese
Título: Coordenação de curso no ensino superior: atuação, funções, possibilidades e limites
Título(s) alternativo(s): Course coordination in higher education: performance, roles, possibilities and limitations
Autor(es): Justo, Maria Christina
Primeiro Orientador: Brito, Regina Lúcia Giffoni Luz de
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar os limites e possibilidades de ação que o Coordenador de Curso tem em seu trabalho, enquanto gestor educacional de um Centro Universitário. A opção metodológica utilizada foi a abordagem qualitativa com características de estudo de caso. A pesquisa foi elaborada por meio da pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo. Os dados foram coletados por meio de observação, questionário e grupo focal. O cenário da pesquisa foi um Centro Universitário do interior do Estado de São Paulo. Os dados coletados, tendo como sujeitos os coordenadores de curso, foram submetidos à análise e compõe este estudo. Como resultado da pesquisa, foi possível reconhecer as dimensões de atuação e caracterizar as funções do coordenador de curso em Centros Universitários e explicitar as ações pertinentes a sua atuação na organização e no funcionamento de seu curso. Além disso, pode-se afirmar que, apesar da quantidade de suas atribuições, os resultados dos processos de realização de propostas formativas e de desenvolvimento de docentes no ensino superior podem ser favorecidos com a intervenção deste profissional. Esta pesquisa não encerra o assunto abordado, mas estimula os estudos relacionados aos desafios e demandas relativas ao trabalho dos coordenadores de curso de instituição privada do ensino superior, incluindo a formação continuada de docentes sob sua responsabilidade. Novas pesquisas poderão ser desenvolvidas a partir dos subsídios apresentados neste trabalho, ampliando o significado deste profissional no ensino superior
Abstract: The purpose of this research is to investigate the possibilities and limitations of action that a Course Coordinator has in his work as an educational manager of a University Center. The methodology applied herein was a qualitative approach with features of a case study. The research was developed through literature review, documental analysis and field research. Data were collected through observation, questionnaires and a focus group. Its setting was a Higher Education Institution in the state of São Paulo. These data, having as subject course coordinators, were analyzed and included in this study. As a result of the research, it was possible to recognize the dimensions of the performance and to characterize the roles of course coordinators in University Centers, and to clarify the actions that are relevant to their performance in the organization and operation of their courses. Moreover, there is evidence that, despite the work load of a course coordinator, the outcomes of formative and developmental proposals for higher education teachers may benefit from the intervention of this professional. This research does not intend to be exhaustive, but rather to foster studies related to the challenges and demands regarding the work of course coordinators in private higher education institutions, including the continuing education of teachers under their responsibility. Further investigations may be developed from the contributions presented in this work, expanding the meaning of this professional within higher education
Palavras-chave: Coordenação de curso em instituições de ensino superior
Funções do coordenador de curso
Atuação do coordenador de curso
Course coordination in higher education institutions
Roles of the course coordinator
Performance of the course coordinator
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Justo, Maria Christina. Course coordination in higher education: performance, roles, possibilities and limitations. 2014. 228 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9776
Data do documento: 28-Mar-2014
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Christina Justo.pdf6,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.