REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9771
Tipo: Tese
Título: Práticas curriculares significativas para a Educação de Jovens e Adultos: uma construção a partir de suas histórias de vida
Título(s) alternativo(s): Meaningful curricular practices for Education of Youth and Adults: a construction from their life stories
Autor(es): Oliveira, Raimundo Nonato Moura
Primeiro Orientador: Saul, Ana Maria
Resumo: Esta pesquisa analisa a possibilidade de construção de práticas curriculares significativas para a Educação de Jovens e Adultos, a partir da história de vida dos educandos. Adota como referencial teórico concepções curriculares críticas, aprofundando os conceitos de formação (ADORNO), sujeito-educando, conhecimento crítico-transformador, emancipação/libertação (FREIRE; GRAMSCI). Trabalha com a pesquisa narrativa com o propósito de caracterizar experiências e expectativas pessoais de vida social e das práticas de ensinar e aprender, vivenciadas pelos sujeitos que participam do estudo e que se encontram vinculados a duas escolas públicas municipais. A análise dos dados recolhidos, por meio de cartas/conversas/entrevistas, sobre os relatos das histórias de vida, põe em evidência que o currículo significativo de formação emancipadora, oposto à formação dominante técnico-instrumental/bancária, operacionaliza-se como um compromisso de vida social que valoriza as vozes, reconhece e incorpora o conhecimento das experiências sociais dos educandos (buscas/sonhos/projetos), no processo de ensino-aprendizagem, como objetos de conhecimento. A efetividade desse processo encontra sua possibilidade implicada na convivência como uma prática orgânica e dialógica de construção coletiva do conhecimento. Um saber significativo que emerge das práticas sociais e que exige uma busca permanente pela coerência entre o pensar e fazer, o bom uso do tempo e do espaço para pensar e aprender e do uso da avaliação como crítica do aprendizado. Por fim, esse estudo permite contribuir com a discussão acerca de uma formação emancipadora para a Educação de Jovens e Adultos, com a incorporação do conhecimento das experiências/vivências sociais dos educandos enquanto saber fundamental para a construção de práticas de ensinar e aprender significativas, que permitam a participação de forma crítica e criativa dos educandos nas suas práticas escolares e demais práticas sociais
Abstract: This research analyzes the possibility of creating meaningful curricular practices for the Youth and Adults' Education, starting from the students life stories. It adopts as theoretical reference, critical curriculum conceptions, deepening social formation concepts (ADORNO), subject-student, critical-transforming knowledge, emancipation/liberation (FREIRE, GRAMSCI). Works with narrative research with the purpose of characterizing personal experiences, expectations of social life and practices of teaching-learning, experienced by the subjects who take part of the this study and are linked to two public schools. The analysis of collected data, through letters/conversations/interviews, concerning life stories, emphasizes that the meaningful curriculum for an emancipatory education, in opposition to the dominant technical-instrumental/ banking education , is operationalized as a commitment to social life that values the voices, recognizes and incorporates the knowledge of the social experiences of students (searches / dreams / projects) in the teaching-learning process, as objects of knowledge. The effectiveness of this process finds its possibility implicated in "living together" as an organic and dialogic practice of collective construction of knowledge. A significant knowledge that emerges from the social practices and that requires a constant search for consistency between thinking and doing, make good use of time and space to think and learn and use evaluation as a critic to what is teached and learned. Finally, this study contributes to the discussion of emancipatory education for Youth and Adults Education, with the incorporation of knowledge of social experiences of the students as an essential knowledge to build meaningful teaching-learning practices that allows critical and creative participation of students in their school practices and other social practices
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Currículo
Histórias de vida
Paulo Freire
Youth and adult education
Curriculum
Life stories
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Oliveira, Raimundo Nonato Moura. Práticas curriculares significativas para a Educação de Jovens e Adultos: uma construção a partir de suas histórias de vida. 2014. 160 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9771
Data do documento: 18-Mar-2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Raimundo Nonato Moura Oliveira.pdf
  Restricted Access
926,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.