REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9748
Tipo: Tese
Título: Práticas corporais educativas: movimento interno e externo do ser interdisciplinar
Título(s) alternativo(s): Practice physical education: internal and external movement of being interdisciplinary
Autor(es): Almeida, Telma Teixeira de Oliveira
Primeiro Orientador: Fazenda, Ivani Catarina Arantes
Resumo: Este estudo inicia-se a partir da criação de uma disciplina intitulada Interdisciplinaridade, Autoconhecimento e Práticas educativas como proposta para agregar aos movimentos de práticas corporais as experiências de sala de aula, possibilitando a construção do ser interdisciplinar. A pesquisa teve lugar no currículo do Curso de Pedagogia em um Centro Universitário da Grande São Paulo e o campo metodológico envolve coletas de registros de depoimentos descritos na bibliografia sobre pesquisa do cotidiano e pesquisa do tipo intervenção. Tais registros representam o universo dos alunos que vivenciaram as práticas educativas propostas. Durante o processo no qual fui construindo meu percurso interdisciplinar, vivenciei encontros presenciais valiosos, leituras de livros, artigos, experiências imagéticas, debates e registros minuciosos sobre os encontros e as pesquisas desenvolvidas, em especial no movimento do Grupo de Pesquisa sobre Interdisciplinaridade GEPI/PUC/SP. No arcabouço teórico da pesquisa, encontrei referenciais em autores como Fazenda, Merleau-Ponty, Pineau, Espírito Santo, Nonaka e Takeuchi, Capra, entre outros considerados importantes para o estudo. Pude constatar que o processo de criação do conhecimento como alimento à inovação promove o sentido e reforça a percepção de cada pesquisado. Quando o sujeito vivencia situações, faz suas próprias reflexões, internas ou externas ao grupo onde está inserido, discute, registra, narra suas histórias e cria novos entendimentos e novas formas de percepções, torna-se elemento fundamental para novas atividades dentro ou fora do ambiente escolar. Vivenciar essas etapas e processos, habitados pela interdisciplinaridade e totalidade do ser humano, como possibilidades inovadoras no desencadear da criatividade, será, sem dúvida, uma contribuição para os educadores da área de formação de professores. Processos interdisciplinares e autoconhecimento podem, efetivamente, embasar práticas mais elaboradas que envolvam os conceitos de corpo e de movimento, contribuindo para o processo de (trans)formação de educadores. Educadores mais conscientes de que o fazer só é possível se estiver centrado no ser em movimento
Abstract: This study was started with the introduction of a subject called 'Interdisciplinarity, Self knowledge and Educational Practices' as a proposal to add classroom experiences to movements of corporal practices, enabling the construction of the interdisciplinary being. The research took place in the curriculum of the Pedagogy Course in a University in São Paulo City, Brazil. The methodologic field involves collection of written material on the bibliography on everyday research and intervention research.The written documents show the universe of the students who experienced the proposed educational practices. During the research in which the researcher gradually built her own interdisciplinary journey, there were different experiences: invaluable personal meetings, book and article readings, imagetic experiences, debates and detailed registers on the encounters and research developed, including the ones in the Group of Studies and Research on Interdisciplinarity - GEPI, at PUCSP. The theoretical references were based in authors like Fazenda, Merleau Ponty, Pineau, Espírito Santo, Nonaka and Takeuchi, Capra, among others considered important for the study. It was detected that the process of knowledge creation feeding innovation can promote meaning and strengthen the perceptions of each one involved in the research. When the subject experiences a variety of situations, makes reflections on them, either internally or externally to the group joined, discussing, narrating the own stories, creating new understanding and perceptions, he / she becomes essential to new activities inside our outside the school environment. Experiencing such stages and processes, inhabited by Interdisciplinarity and wholeness of the human being, as innovative possibilities triggering creativity, will bring a contribution to the educators in the field of Teacher Development. Processes of Interdisciplinarity and Selfknowledge can be the bases for more elaborate practices involving the concepts of body and movement, contributing for the (trans)formation process of educators. Educators who are more aware that the doing can on have meaning when centered in the being in movement
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Movimento
Práticas educativas
Interdisciplinarity
Movement
Educational practices
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Almeida, Telma Teixeira de Oliveira. Practice physical education: internal and external movement of being interdisciplinary. 2013. 121 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9748
Data do documento: 8-Nov-2013
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Telma Teixeira de Oliveira Almeida.pdf2,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.