REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
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dc.creatorAnjos, Juliane Corrêa dos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4468355A7por
dc.contributor.advisor1Noffs, Neide de Aquino-
dc.date.accessioned2016-04-27T14:31:12Z-
dc.date.available2013-10-31-
dc.date.issued2013-10-16-
dc.identifier.citationAnjos, Juliane Corrêa dos. Formação de professores no curso de Pedagogia/PARFOR:desafios contemporâneos. 2013. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/9741-
dc.description.resumoA formação de professores é um tema na área da educação que move inúmeros pesquisadores, professores, instituições e projetos, em diversos lugares do planeta. Os desafios contemporâneos para a promoção de uma formação de professores adequada e de qualidade são inúmeros. Podemos verificar um problema estrutural com relação à oferta e à qualidade de cursos de formação de professores em nosso país. É nesse cenário que surge o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), uma política de nível federal cujos principais objetivos são o de ampliar as vagas de formação universitária inicial (Licenciaturas) para professores que atuam na rede pública e ainda não possuem formação nesse nível, bem como o de melhorar a qualidade da formação oferecida nesses cursos. O objetivo desse trabalho é apresentar os desafios contemporâneos da formação de professores e demonstrar como eles podem se articular ao tipo específico de formação que é oferecido pela modalidade do PARFOR. Por constituírem-se exclusivamente de profissionais da educação que já possuem experiências em sala de aula, as turmas do PARFOR requerem um olhar singular para suas especificidades. Conforme os resultados apontados nessa pesquisa, as principais peculiaridades dos cursos do PARFOR são: o caráter híbrido da formação oferecida nessa modalidade, pois são cursos de formação universitária inicial (Licenciatura) que possuem características de formação contínua; a necessidade de que os formadores selecionados para o trabalho com os alunos-professores desenvolvam a sensibilidade da escuta e a capacidade de possibilitar conexões entre os temas propostos para estudo e a realidade vivida pelos alunos-professores; e a necessidade do planejamento, desenvolvimento, promoção e implantação de uma metodologia diferenciada e específica que atenda às expectativas, necessidades e singularidades de turmas de Licenciaturas formadas exclusivamente de profissionais da educação atuantes na rede pública de ensino, como é o caso das turmas do PARFORpor
dc.description.abstractThe teacher education is a topic in education that drives many researchers, the teachers, institutions and projects in various places on the planet. Contemporary challenges to the promotion of an adequate and quality teacher education are numerous. We can see a structural problem with regard to the supply and quality of teacher education courses in our country. It is in this scenario that the National Teacher Education of Basic Education (PARFOR), a policy of the federal level whose main objectives are to expand the initial waves of university education (Graduation) for teachers working in public schools and not yet have education at this level, as well as to improve the quality of education offered in these courses. The aim of this paper is to present the contemporary challenges of teacher education and demonstrate how they can articulate the specific type of education that is offered by PARFOR mode. For being exclusively for education professionals who already have experience in the classroom, classes of PARFOR require a singular look to their specificities. According to the results presented in this study, the main peculiarities of courses PARFOR are: the hybrid nature of the education offered in this modality because they are courses of university education (Graduation) that have characteristics of continuing education; the need for trainers selected for work with studentsteachers to develop the sensitivity of listening and the ability to enable connections between the topics proposed for study and the reality experienced by this students-teachers; and the need of planning, development, promotion and implementation of a different and specific methodology that meets expectations, needs and singularities of classes university education formed exclusively for education professionals working in public schools, such as the classes of PARFOReng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22758/Juliane%20Correa%20dos%20Anjos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPARFORpor
dc.subjectTeacher Educationeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.titleFormação de professores no curso de Pedagogia/PARFOR:desafios contemporâneospor
dc.typeDissertaçãopor
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