REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
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Tipo: Dissertação
Título: Africanidades: a lei n. 10.639/03 na visão de professores
Autor(es): Arruda, Marcelo Guimarães
Primeiro Orientador: Campos, Maria Malta
Resumo: Esta dissertação apresenta uma análise sobre o processo de implementação da Lei nº 10.639/03, em duas escolas de Ensino Médio da rede pública estadual de São Paulo, localizadas na zona norte da capital, jurisdicionadas a mesma Diretoria de Ensino. A investigação buscou verificar como ocorre a inclusão do tema da História e da Cultura Africana no currículo escolar, como os professores vem sendo formados sobre esse tema e qual sua percepção sobre a Lei. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário encaminhado a duas técnicas da Diretoria de Ensino e por entrevistas semi estruturadas realizadas com três professores de uma das escolas e um professor da segunda escola. Os resultados obtidos revelam que há um trabalho realizado por parte da Diretoria de Ensino, direcionado à implantação da lei, através da operacionalização de projetos de âmbito federal, proporcionando uma formação continuada, com foco no professor coordenador, e professores representantes de área, que devem atuar como multiplicadores. Porém as escolas ainda caminham num ritmo muito lento, realizando atividades pontuais, sem uma integração interdisciplinar. A análise das entrevistas revela também certo desconforto de alguns professores na discussão dessa temática, sendo que nem todos concordam com a necessidade da Lei. Os dados sugerem o quanto ainda resta a fazer no campo educacional para a construção de novas relações étnico raciais
Abstract: 10.639/03, in two public high schools of São Paulo, located in the north of the capital, which are part of the same jurisdictional Board of Education. The investigation sought to ascertain how the inclusion of the issue of African History and Culture in the school curriculum is being done, how teachers are being trained on this topic and what is their perception of the Law. Data collection was conducted through a questionnaire sent to two pedagogical coordinators at the Board of Education and through semi structured interviews with three teachers of a school and a teacher from the second school. The results show that there is a work done by the Board of Education, directed to the implementation of the law through the implementation of some federal projects, providing continuing education for pedagogical coordinators, teachers and representatives of this area, which should act as multipliers at the school level. But schools still walk at a very slow pace, performing occasional activities without an interdisciplinary integration. The data analysis also reveals a certain discomfort of some teachers while discussing this theme, and not everyone agrees with the need for such a Law. The study suggests that much remains to be done in education in order to build new racial ethnic relations
Palavras-chave: Relações étnico raciais
Ensino Médio
Racial ethnic relations
Curriculum
High School
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Arruda, Marcelo Guimarães. Africanidades: a lei n. 10.639/03 na visão de professores. 2013. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9723
Data do documento: 21-Jun-2013
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