REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9717
Tipo: Dissertação
Título: Educação em Hannah Arendt: implicações para o currículo
Autor(es): Leite, Sandra Regina
Primeiro Orientador: Saul, Ana Maria
Resumo: O presente estudo é uma reflexão sobre a relação entre a educação e a continuidade do mundo comum, que está no cerne da compreensão de Hannah Arendt sobre a educação. Ao mesmo tempo, busca elucidar algumas implicações para o currículo a partir dessa compreensão. Entende-se que, mesmo não sendo uma educadora, Arendt realizou uma reflexão ímpar sobre a educação no século XX, enfatizando que a essência da educação é a natalidade, ou seja, o fato de que os seres nascem para o mundo. A questão central do nosso estudo é: segundo Arendt, qual o papel da educação no sentido de continuar a possibilidade de construir, preservar e cuidar de um mundo comum, que constantemente recebe os recém-chegados? E a questão específica, procedente do questionamento anterior: quais são as possíveis implicações para o currículo que a reflexão arendtiana sobre educação pode apresentar? Por meio de um estudo teórico, selecionamos algumas obras para dar suporte à nossa reflexão e, especificamente, alguns conceitos presentes no pensamento político da autora. Com isso, objetivamos apresentar a reflexão sobre a educação em Hannah Arendt e as possíveis implicações curriculares decorrentes dessa reflexão. A partir da ênfase no caráter público da educação e na relevância da autoridade e da tradição, foi possível apresentarmos duas metáforas para refletirmos sobre o campo do currículo: o currículo como testamento e o educador como um pescador de pérolas . A atitude do amor mundi, enquanto amor pelo mundo, está no centro da nossa reflexão. Tal atitude é traduzida na responsabilidade pelo mundo comum, bem como pela formação dos novos. A possibilidade para que isto aconteça está profundamente enraizada na própria compreensão do ser humano, que é a sua capacidade de agir, bem como a sua ação singular de introduzir novos começos no mundo. Em relação ao currículo, destacamos a relevância das narrativas em uma perspectiva arendtiana, ou seja, que aponta para narrar as ações e os discursos dos homens em sua singularidade no meio das teias de relações humanas, constitutivas de histórias e da História, como possibilidade de vincular os novos ao sentido de um mundo comum. Esse vínculo pode contribuir para a continuidade de um mundo comum, possibilitando, assim, que os novos sintam-se em casa no mundo e assumam, quando assim os couber, a responsabilidade por ele
Abstract: The present study is a reflection on the relationship between education and the continuity of the common world, which is at the core of understanding of Hannah Arendt on education. At the same time, this study seeks to elucidate some curriculum implications based on that understanding. Even though Arendt is not an educator, she conducted an unparalleled reflection on education in the twentieth century, emphasizing that its essence is natality, that is, the fact that the human beings are born to the world. The central question of our study is: according to Arendt, what is the education role in order to keep the possibility of constructing, maintaining and caring for a common world which constantly receives newcomers? And the specific question, arising from the previous question, is: what are the possible curricular implications that Arendt s reflection on education can provide? In order to support our reflection, we have selected some of Arendt s works and specifically some concepts present in her political thought. With that, we aim at presenting a reflection on education from the works of Hannah Arendt as well as the possible curriculum implications arising from this reflection. We can argue that despite the ambiguous character of the term curriculum, Arendt s reflection shows significant contribution to the curriculum. From the emphasis on the public nature of education and on the importance of both authority and tradition, we could present two metaphors to reflect upon the curriculum: the curriculum as a will and the teacher as a 'pearl diver'. The attitude of amor mundi, while love for the world, is at the center of our reflection. Such attitude is translated into the responsibility for the common world as well as into the formation of newcomers. The possibility for this to happen is deeply rooted in the very understanding of the human being, which is his ability to act and his singular action of introducing newcomers in the world. Regarding the curriculum, we highlight the relevance of the narrative within an Arendtian perspective, that is, in narrating the actions and speeches of the human beings in their uniqueness in the middle of the web of human relations, constituting stories and history, as a possibility to link the newcomers to the sense of a common world. That binding may contribute to the continuity of a common world, thus enabling the newcomers to both feel at home in the world and take the responsibility for it
Palavras-chave: Educação
Mundo comum
Currículo
Hannah Arendt
Education
Common world
Curriculum
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Leite, Sandra Regina. Educação em Hannah Arendt: implicações para o currículo. 2013. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9717
Data do documento: 6-Jun-2013
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sandra Regina Leite.pdf
  Restricted Access
922 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.