REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9707
Tipo: Dissertação
Título: O programa de formação contínua de professores e a ferramenta pedagógica MAPREI na dimensão de uma escola filantrópica
Título(s) alternativo(s): The program of continued teacher education and the MAPREI pedagogical tool in the dimension of a philanthropic school
Autor(es): Periotto, Maria Suelí
Primeiro Orientador: Noffs, Neide de Aquino
Resumo: Este trabalho propõe-se a analisar ações de uma instituição escolar regular filantrópica, voltadas ao crescimento intelectual e ao desenvolvimento da cidadania de estudantes, pela busca da diminuição do risco de evasão escolar e do caminho de um ensino de qualidade, favorecedores da continuidade da trajetória acadêmica. Para alcançar esses objetivos, um programa de formação contínua de professores poderia melhorar as perspectivas de aprendizagem de alunos em situação de vulnerabilidade social? Uma ferramenta pedagógica surgida dos encontros dessa formação seria facilitadora de uma educação inclusiva? A pesquisa qualitativa foi a metodologia utilizada, com técnicas de análise documental e revisão bibliográfica, que inclui os trabalhos científicos de Bourdieu, Freire, Hoffmann, Lahire, Morin e Nóvoa. Esta dissertação apresenta as etapas do Método de Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e Intuitiva (MAPREI), ferramenta pedagógica criada pelos professores dessa escola, que tem auxiliado no desafio de envolver o educando no processo dinâmico de sua própria aprendizagem, com ação mediadora do professor e incentivo a um saber crítico e solidário
Abstract: This paper proposes to analyze the actions of a regular philanthropic school aimed at the intellectual growth and the development of students citizenship, at the pursuit of reducing the risk of school dropout, and at a path of quality education, which favor the continuity of the academic journey. To achieve these goals, could a program of continued education of teachers improve the learning perspectives of students in social vulnerability? Could a pedagogical tool that emerged from the meetings of this formation process facilitate an inclusive education? The methodology used in this study included a qualitative research with techniques of document analysis and literature review, which include the scientific works of Bourdieu, Freire, Hoffmann, Lahire, Morin, and Nóvoa. This dissertation presents the stages of the Learning Method through Rational-Emotional-Intuitive Research (MAPREI, in Portuguese), a pedagogical tool created by the teachers of this school, which has assisted in the challenge of engaging the student in the dynamic process of his/her own learning, with the mediating action of the teacher and the encouragement for a critical and solidarity-based knowledge
Palavras-chave: Formação contínua de professores
Ferramenta pedagógica MAPREI
Escola filantrópica.
Continued teacher education
MAPREI pedagogical tool
Philanthropic school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Periotto, Maria Suelí. The program of continued teacher education and the MAPREI pedagogical tool in the dimension of a philanthropic school. 2013. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9707
Data do documento: 21-Mai-2013
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Sueli Periotto.pdf10,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.