REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9695
Tipo: Dissertação
Título: Arte na escola: a experiência estética como um dos caminhos para promoção da vocação humana para o ser mais
Título(s) alternativo(s): Art in schools: the aesthetic experience as one of the paths to promote the human vocation to be more
Autor(es): Lucca, Lisie De
Primeiro Orientador: Abramowicz, Mere
Resumo: Esta pesquisa busca a identificação de subsídios para a liderança de um curso da disciplina de arte para as séries do ensino fundamental e médio que promova a vocação humana para o ser mais - conceito desenvolvido por Paulo Freire por meio da criação de oportunidades para os alunos passarem por experiências estéticas em sala de aula, entre outros caminhos pedagógicos. Estes subsídios foram identificados a partir do olhar de alunos e ex-alunos de uma escola particular em Santo André, São Paulo, sobre suas experiências de situações de aula de arte vividas desde a infância. À luz das teorias de Paulo Freire, Elliot W. Eisner, Sam Intrator, Efland, Freedman e Stuhr, Ana Mae Barbosa, John Dewey entre outros teóricos, foram analisadas as contribuições dos sujeitos de pesquisa por meio dos procedimentos de Grupo Focal e questionários com questões abertas, a partir de uma abordagem qualitativa. Ao buscar as teorias que subjazem às práticas relatadas e discutidas pelos sujeitos de pesquisa, este trabalho encontrou características desejáveis para que as aulas de arte, os professores da disciplina e a avaliação proposta por eles auxiliem na promoção da vocação humana para o ser mais , condição fundamental para o desenvolvimento da autonomia dos estudantes
Abstract: This research seeks to identify subsidies for leading an art course for elementary and secondary grades which promotes the human vocation to be more - a concept developed by Paulo Freire - by creating opportunities for students to go through aesthetic experiences in the classroom, and other educational paths. These subsidies were identified from the point of view of students and former students of a private school in Santo André, São Paulo, about their experiences upon the art classes they had gone though in their lives. Under the light of theories of Paulo Freire, Elliot W. Eisner, Sam Intrator, Efland, Freedman and Stuhr, Ana Mae Barbosa, John Dewey and other theorists, the students contributions from a Focus Group procedure and open written questionnaires were analyzed bearing in mind a qualitative approach. Seeking the theories that underlie the practices reported and discussed by the research subjects, this study brought up the desirable characteristics for art classes, teacher s attitude and the evaluation processs proposed by them, in promoting the inherent human vocation to "be more", fundamental condition for student s autonomy development
Palavras-chave: Arte-educação
Experiência estética
Avaliação em arte
Vocação humana
Art education
Curriculum
Aesthetic experience
Assessment in art
Human vocation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Lucca, Lisie De. Arte na escola: a experiência estética como um dos caminhos para promoção da vocação humana para o ser mais. 2013. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9695
Data do documento: 8-Mar-2013
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lisie De Lucca.pdf2,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.