REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9678
Tipo: Dissertação
Título: Ensino semipresencial em cursos superiores presenciais: legislação, conceitos e reflexões
Título(s) alternativo(s): Blended-learning in univesity face-to-face courses: legislation, concepts and reflexions
Autor(es): Oliveira, Adriana Tavares de
Primeiro Orientador: Silva, Maria da Graça Moreira da
Resumo: A presente pesquisa objetiva refletir sobre o uso de tecnologias da informação e comunicação na educação superior, mais precisamente no uso de atividades semipresenciais em cursos superiores presenciais. Para tal reflexão, realizou-se um levantamento de produções científicas, no banco de teses e dissertações da CAPES, relacionado ao ensino semipresencial e procedeu-se a um estudo de caso documental de uma instituição de ensino superior privada. Os resultados obtidos por meio do levantamento bibliográfico, juntamente com a análise do estudo de caso, indicam o crescimento dessas atividades nos cursos superiores presenciais, com base nas Portarias 2.253 de 2001 e 4.059 de 2004. Os dados apontam que esse aumento vem acrescido de diferentes interpretações da legislação, o que gera diferentes maneiras de implementar o ensino semipresencial. Assim, as pesquisas que envolvem essa temática apresentam enfoques e inquietações diversas, e o levantamento de teses e dissertações e a análise do estudo de caso evidenciam experiências que parecem não ter características semelhantes. A conclusão a que se chegou é que o pouco tempo decorrido desde a primeira Portaria, a Portaria 2.253 de 2001, e a combinação de aspectos da educação a distância e presencial, podem gerar características específicas do ensino semipresencial em cada instituição. Contudo, o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação apresentado nos dados da pesquisa revelam uma tendência na convergência das modalidades presencial e a distância
Abstract: The present study aims to reflect about the use of information and communication technologies in higher level education, more precisely at the use of blended-learning activities in face-to-face university courses. The reflection was supported by a thorough bibliographic survey of academic scientific productions (theses and dissertations) related to blended-learning in CAPES database and a documental case study analysis of a private higher education institution. The results obtained from the literature, together with the case study analysis, indicate the growth of blended-learning activities in higher education face-to-face courses, based on Ordinances 2253 launched in 2001, and 4059 launched in 2004. The data indicate that this increase shows different interpretations of legislation, which generates several ways of implementing blended-learning. Thus research involving this issue show different approaches and concerns, and the academic scientific survey and the case study analysis show experiences that seem not to have similar characteristics. The conclusion reached is that the little time span from the first ordinance, Ordinance 2253 of 2001, and the combination of distance and face-to-face education aspects can generate specific characteristics of blended-learning in each university institution. Nevertheless, constant use in digital information and communication technologies presented in our research data reveal a trend in convergence of face-to-face and distance education modalities
Palavras-chave: Currículo
Tecnologias na educação
Educação a distância
Ensino semipresencial
Legislação
Curriculum
Technology in education
Distance education
Blendedlearning
Legislation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Oliveira, Adriana Tavares de. Blended-learning in univesity face-to-face courses: legislation, concepts and reflexions. 2012. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9678
Data do documento: 16-Out-2012
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Adriana Tavares de Oliveira.pdf1,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.