REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9674
Tipo: Dissertação
Título: A educação em saúde na escola: marcas do discurso oficial no currículo do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Health education in school, brand the official discourse in the curriculum of elementary education
Autor(es): Guazzelli, Eleuza Vânia Maria Lagos
Primeiro Orientador: Cappelletti, Isabel Franchi
Resumo: Este trabalho trata sobre as questões de saúde no currículo do ensino fundamental das escolas estaduais de São Paulo, com o intuito de conhecer o espaço curricular que essas questões ocupam e a que concepções de saúde se articulam. Esta pesquisa foi realizada diante da importância do assunto na formação integral do indivíduo e, portanto, pelo valor de sua abordagem pelo professor na sala de aula. A concepção de saúde repercute, portanto, diretamente na forma como as questões de saúde são apresentadas no currículo e abordadas na escola. Dessa forma, com a finalidade de conhecer e acompanhar o percurso da educação em saúde no currículo do ensino fundamental, foi realizada a análise dos documentos oficiais, elaborados no período de 1969 a 1998. Por meio de pesquisa qualitativa, bibliográfica, documental, crítica e interpretativa, foram analisados o Programa da Escola Primária do Estado de São Paulo, os Guias Curriculares Propostos para as Matérias do Núcleo Comum do 1º Grau, a Proposta Curricular para o Ensino de Ciências e Programas de Saúde 1º Grau e os Parâmetros Curriculares. O conhecimento e a análise crítica dos documentos referidos tem a finalidade de chamar atenção para alguns aspectos importantes acerca das questões da saúde presentes na escola nos diferentes momentos da trajetória da educação paulista. A partir dessa análise foi possível extrair dados que revelam as concepções de saúde explícitas ou implícitas, os direcionamentos conceituais, as convergências e divergências, que apontam na direção crescente da consideração do conceito ampliado de saúde e contextualizado no currículo das escolas do ensino fundamental
Abstract: This work is about health issues in the curriculum of elementary schools of the state of São Paulo, in order to know the conceptions of health and their spaces in the curriculum. This research was conducted on the importance of the subject in the training of the individual and therefore the value of their approach by the teacher in the classroom. The concept of health effects, directly in the way how health issues are presented in the curriculum and in the classroom. There by, in order to know and follow the course of education of health in the curriculum and in elementary schools, was performed an analysis of official documents, pubished in the period of 1969 and 1998. Through a qualitative bibliographic, documental, critical and interpretative research, were analyzed the Program of Elementary School of the State of São Paulo, the Guide of Curriculum Proposal for the subjects of common core of the 1st degree, the Curriculum Proposal for the Programs of Health and Science. 1st degree and the Curriculum Parameters. The knowledge and the critical analysis of the documents have the purpose to make a point to some important aspects about questions of health in the school in different moments of the path of education of São Paulo. Based on that analysis it was possible to extract data that reveal conceptions of explicit and implicit health, the conceptual directions, the convergences and divergences, which point toward increasing consideration of the extend concept of health and contextualized in the curriculum of elementary Schools
Palavras-chave: Ciências
Educação em saúde
Concepção de saúde
Currículo
Health education
Health
Curriculum
Fundamental teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Guazzelli, Eleuza Vânia Maria Lagos. Health education in school, brand the official discourse in the curriculum of elementary education. 2012. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9674
Data do documento: 15-Jun-2012
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eleuza Vania Maria Lagos Guazzelli.pdf529,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.