Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9655
Tipo: | Dissertação |
Título: | Em busca do sentido da leitura: uma investigação interdisciplinar |
Autor(es): | Pires, Célia Silva Andrade |
Primeiro Orientador: | Fazenda, Ivani Catarina Arantes |
Resumo: | O tema Em busca do sentido da leitura: uma investigação interdisciplinar parte do pressuposto de que projetos interdisciplinares em leitura contribuirão na formação de leitores e escritores competentes. Investigar a temática da leitura implica na abertura a outros pressupostos dessa temática. A compreensão dos conceitos estudados e dos indicadores que surgirão durante o processo na produção de novos conhecimentos poderão contribuir na formação de novos leitores. A pesquisa encontra subsídios para a formação do professor na teoria da interdisciplinaridade. A pesquisa se organiza pelo diálogo e pela metáfora da mandala, como possibilidade de encontrar os significados da proposta de projetos de leituras na formação do professor, pelos cinco princípios interdisciplinares: humildade, coerência, espera, respeito e desapego. Partindo desses princípios interdisciplinares, os projetos de leituras poderão possibilitar o desenvolvimento da habilidade leitora dos alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental, por meio da formação de professores na busca de serem interdisciplinares. Articulados pelos projetos de leituras, alunos e professores poderão acessar informações e linguagens diferentes das habituais. A leitura possibilitará a atividade de comunicação verbal e, como tal, passível de ser analisada pela escrita. Para a leitura se transformar em uma prática intelectual é necessário que seja mais que letras, mais que registro; ela deve ser passível de compreensão por quem a faz. A leitura como objeto social é uma conquista da humanidade, um grande avanço para todas as formas de comunicação, anteriormente produzidas, que pelo viés do diálogo, deverá propor espaços em tempos determinados para anunciar avanços da área, na formação do professor, por projetos que contribuirão na formação docente e discente com perspectiva de serem leitores competentes e interdisciplinares |
Abstract: | The theme in search for meaning in reading: an interdisciplinary research assumes that reading interdisciplinary projects will contribute to the formation of competent readers and writers. To investigate the issue of reading involve opening up the other assumptions of this theme. The understanding of the concepts studied and indicators that will arise during the production of new knowledge may contribute to the formation of new readers. Research finds benefits for teacher training in the theory of interdisciplinary. The research is organized by dialogue and metaphor of the mandala as a possibility to find the meanings of the proposed projects readings in teacher education, interdisciplinary by five principles: humility, consistency, wait, respect and detachment. Based on these principles interdisciplinary projects readings may enable the development of reader ability of students in the 5th year of primary education, teacher training by the search to be interdisciplinary. Articulated by the projects of readings, students and teachers can access information and languages different from usual. The reading will allow the activity of verbal communication and, as such, liable to be examined by writing. To read become an intellectual practice is necessary that it is more than letters, rather than registration, it must be capable of understanding by those who do. Reading as a social object is an achievement of humanity, a great step forward for all forms of communication, previously produced by the bias that the dialogue should propose certain spaces to time to announce advances in the area, in teacher education, for projects that help in teacher training and student perspective to be competent readers and interdisciplinary |
Palavras-chave: | Leitura e escrita Formação de professores Projetos Interdisciplinaridade Reading and writing Teacher education Projects Interdisciplinarity |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Pires, Célia Silva Andrade.Em busca do sentido da leitura: uma investigação interdisciplinar. 2012. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9655 |
Data do documento: | 23-Mai-2012 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Celia Silva Andrade Pires.pdf | 1,35 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.