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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9640
Tipo: | Dissertação |
Título: | Políticas públicas de avaliação do Estado de São Paulo e as repercussões na prática pedagógica: SARESP em foco |
Autor(es): | Peixoto, Jociene Santos |
Primeiro Orientador: | Cappelletti, Isabel Franchi |
Resumo: | Em 1996 a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo criou o Sistema de Avaliação do Rendimento do Estado de São Paulo (SARESP). Trata-se de uma prova aplicada anualmente para as séries finais dos ciclos do Ensino Fundamental e para o terceiro ano do Ensino Médio. A nota da prova somada ao fluxo escolar serve de base para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (IDESP). A partir de 2008, o governo do Estado passou a pagar um bônus aos professores e funcionários das escolas que atingissem IDESP de acordo com uma meta estabelecida no ano anterior. Como professora da rede estadual paulista, passei a questionar-me se esses resultados interferiam de alguma forma na prática pedagógica. Esta pesquisa pretendeu, portanto, investigar quais as repercussões do SARESP os professores das 4ª séries (atual 5º ano) do ciclo I do Ensino Fundamental explicitam na prática pedagógica. Sabe-se que os pressupostos dessas políticas de avaliação baseadas em testes estandardizados vão de encontro a toda uma produção dos últimos anos que concebem a avaliação como processo, num viés qualitativo e formador. Para tal investigação, adotamos uma abordagem metodológica qualitativa, na qual aplicamos questionário com questões abertas aos professores das 4ª séries do Ensino Fundamental e entrevista. As escolas pesquisadas ficam na cidade de Guarulhos e pertencem a Diretoria de Ensino Guarulhos Norte. Os resultados da pesquisa mostraram que o uso que vem sendo feito dos resultados do SARESP resultam numa culpabilização do professor e pressão para que se ensine apenas o que será cobrado no exame. Assim, apontou-se que houve adaptação do currículo para garantir bom desempenho dos alunos na prova |
Abstract: | Since 1996 with the law of Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Guidelines and Bases of National Education) that settles the mandatory of the Brazilian government to evaluate its educational system, Education Department of the State of São Paulo made the Performance Evaluation System (SARESP). That kind of test is applied every year to final levels in the middle and high school, specially in the last degrees. The grade of that test added with school assiduity serves as base to calculate the Educational Development Index in the State of São Paulo (IDESP). The early 2008 has marked an important changes in Brazilian educational system. Since then, São Paulo s Government has paid a kind of plus to teachers who work at public schools. However just teachers who achieve the goals settled by the Government of the State of São Paulo can receive the plus in their own salaries. This way as teacher of public school in the State of São Paulo I have started to question myself if that kind of measure has some influence in work's teachers in the classroom. According to some experts in educational issues, SARESP could have an attribute more pedagogical and less formal and statistical. These experts agree that all educational evaluation system must really to evaluate the teaching instead of pursuing just its political legitimation. About our investigation, under qualitative methodology of search some teachers answered questionnaries and they did interviews. The open questionnaire and the interviews were conducted with teachers who work in the fourth year (Middle School). The result of the studies with teachers have shown that SARESP has been planned as an end in itself. SARESP method has been responsible for inserting inside of the teaching system a mechanism in which teachers teach just issues from own SARESP |
Palavras-chave: | Políticas públicas de avaliação SARESP Avaliação de sistema Public policy of educational evaluation Evaluation educational system |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Peixoto, Jociene Santos. Políticas públicas de avaliação do Estado de São Paulo e as repercussões na prática pedagógica: SARESP em foco. 2012. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9640 |
Data do documento: | 10-Fev-2012 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
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