REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
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dc.creatorPereira, Nilda da Silva-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4710496H7por
dc.contributor.advisor1Casali, Alipio-
dc.date.accessioned2016-04-27T14:30:53Z-
dc.date.available2012-02-10-
dc.date.issued2012-01-31-
dc.identifier.citationPereira, Nilda da Silva. Direitos humanos e currículo a partir da ética da vida. 2012. 353 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/9638-
dc.description.resumoO objetivo da tese é investigar a ética pensada por Enrique Dussel como possibilidade curricular voltada para o ensino dos direitos humanos. Procura defender o ensino em direitos humanos na educação básica. Toda a explicitação pedagógica dos direitos humanos se embasa na Ética da libertação, uma ética crítica e da vida. Analisamos teoricamente projetos de escolas selecionados por meio do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos, edições 2008 e 2010, promovido pelo Ministério da Educação e pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República do Brasil. Acreditamos que essas iniciativas são boas referências brasileiras de propostas de educação em direitos humanos na educação básica. Esses projetos são exemplos concretos de que escolas do Brasil estão construindo educação em direitos humanos. Para desenvolver a análise, destacamos dos projetos os conteúdos trabalhados; por que eles surgiram; quais foram as necessidades concretas que levaram a suas elaborações; os processos de fundamentação teórica; como foram desencadeadas as atividades; seus resultados rumo à transformação; e, por fim, relacionamos as ações desenvolvidas com a práxis libertadora, ligada à ética da vida. A tese propicia ajuda à escola no sentido de adotar a ética como reflexão necessária, auxiliar nas discussões sobre violência, justiça, racismo, solidariedade, ética etc., despertando os(as) alunos(as) para o exercício da cidadania e atenção aos direitos humanos. A pesquisa é de base qualitativa, uma investigação teórica da ética/moral do filósofo Enrique Dusselpor
dc.description.abstractThe aim of the thesis is to investigate the ethics as thought by Enrique Dussel as a curricular possibility for teaching human rights. It seeks to defend human rights teaching in basic education. All the pedagogic explicitness of human rights is based upon the Ethics of liberation, a critical ethics and a life ethics. We analyzed theoretically school projects selected through the National Award for Education, 2008 and 2010 editions, promoted by the Brazilian Ministry of Education, and Special Secretariat for Human Rights of Presidency of Republic of Brazil. We believe that these initiatives are good references about Brazil s education proposals on human rights in basic teaching. Those projects are concrete demonstrations that brazilian schools are building education in human rights. To develop the analysis, we highlight the contents of the projects worked; why they came; what were the real needs that led to its elaborations; theoretical processes; how the activities were launched; the results towards the transformation; and finally, relate the actions taken with the liberating praxis, linked to the ethics of life. The thesis provides aid to school in order to adopt ethics as a necessary reflection, to assist in discussions about violence, justice, racism, solidarity, ethics, etc., awakening the students for the exercise of citizenship and attention to human rights. The research is one of qualitative basis, a theoretical investigation of the ethics/morals from the philosopher Enrique Dusseleng
dc.description.sponsorshipFundação Ford-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22629/Nilda%20da%20Silva%20Pereira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectDireitos humanospor
dc.subjectÉtica da libertaçãopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectHuman rightseng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectEthics of liberationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.titleDireitos humanos e currículo a partir da ética da vidapor
dc.title.alternativeHuman rights and the curriculum from the ethics of lifeeng
dc.typeTesepor
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