REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9638
Tipo: Tese
Título: Direitos humanos e currículo a partir da ética da vida
Título(s) alternativo(s): Human rights and the curriculum from the ethics of life
Autor(es): Pereira, Nilda da Silva
Primeiro Orientador: Casali, Alipio
Resumo: O objetivo da tese é investigar a ética pensada por Enrique Dussel como possibilidade curricular voltada para o ensino dos direitos humanos. Procura defender o ensino em direitos humanos na educação básica. Toda a explicitação pedagógica dos direitos humanos se embasa na Ética da libertação, uma ética crítica e da vida. Analisamos teoricamente projetos de escolas selecionados por meio do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos, edições 2008 e 2010, promovido pelo Ministério da Educação e pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República do Brasil. Acreditamos que essas iniciativas são boas referências brasileiras de propostas de educação em direitos humanos na educação básica. Esses projetos são exemplos concretos de que escolas do Brasil estão construindo educação em direitos humanos. Para desenvolver a análise, destacamos dos projetos os conteúdos trabalhados; por que eles surgiram; quais foram as necessidades concretas que levaram a suas elaborações; os processos de fundamentação teórica; como foram desencadeadas as atividades; seus resultados rumo à transformação; e, por fim, relacionamos as ações desenvolvidas com a práxis libertadora, ligada à ética da vida. A tese propicia ajuda à escola no sentido de adotar a ética como reflexão necessária, auxiliar nas discussões sobre violência, justiça, racismo, solidariedade, ética etc., despertando os(as) alunos(as) para o exercício da cidadania e atenção aos direitos humanos. A pesquisa é de base qualitativa, uma investigação teórica da ética/moral do filósofo Enrique Dussel
Abstract: The aim of the thesis is to investigate the ethics as thought by Enrique Dussel as a curricular possibility for teaching human rights. It seeks to defend human rights teaching in basic education. All the pedagogic explicitness of human rights is based upon the Ethics of liberation, a critical ethics and a life ethics. We analyzed theoretically school projects selected through the National Award for Education, 2008 and 2010 editions, promoted by the Brazilian Ministry of Education, and Special Secretariat for Human Rights of Presidency of Republic of Brazil. We believe that these initiatives are good references about Brazil s education proposals on human rights in basic teaching. Those projects are concrete demonstrations that brazilian schools are building education in human rights. To develop the analysis, we highlight the contents of the projects worked; why they came; what were the real needs that led to its elaborations; theoretical processes; how the activities were launched; the results towards the transformation; and finally, relate the actions taken with the liberating praxis, linked to the ethics of life. The thesis provides aid to school in order to adopt ethics as a necessary reflection, to assist in discussions about violence, justice, racism, solidarity, ethics, etc., awakening the students for the exercise of citizenship and attention to human rights. The research is one of qualitative basis, a theoretical investigation of the ethics/morals from the philosopher Enrique Dussel
Palavras-chave: Educação
Direitos humanos
Ética da libertação
Education
Human rights
Curriculum
Ethics of liberation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Pereira, Nilda da Silva. Direitos humanos e currículo a partir da ética da vida. 2012. 353 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9638
Data do documento: 31-Jan-2012
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nilda da Silva Pereira.pdf4,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.