REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
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Tipo: Tese
Título: O paradoxo da contribuição das orientações curriculares da Prefeitura do Município de São Paulo para a prática interdisciplinar
Título(s) alternativo(s): The paradox of the contribution of São Paulo City Hall s curricular orientations for the interdisciplinary practice
Autor(es): Soares, Arlete Zanetti
Primeiro Orientador: Fazenda, Ivani Catarina Arantes
Resumo: O currículo tem sido objeto de destaque nas escolas por apresentar uma homogeneização de conteúdos e de outros aspectos entre as secretarias de educação, em nosso país. O objetivo desta pesquisa é o de explicitar até que ponto as orientações curriculares da Prefeitura do Município de São Paulo, implementadas em todas as escolas, contribuem para a prática interdisciplinar. Para isso, busco compreender as mudanças ocorridas a partir das duas últimas décadas nas estruturas sociais, econômicas, políticas e culturais, que respondem a uma nova ordem mundial e que desencadearam as reformas educacionais, principalmente no que se refere ao currículo. O conceito de currículo é observado em sua dimensão histórica, filosófica, social, política e econômica, o mesmo ocorrendo com outros aspectos da proposta curricular da prefeitura do município de São Paulo a partir de sua implantação na rede escolar, em 2006. Por conta disso, a prática interdisciplinar é analisada sob a luz da atitude interdisciplinar docente, a qual conduz o educador para além das fronteiras impostas pela sua formação disciplinar e na qual o aluno possa fazer-se ouvir; no entanto, as orientações curriculares oficiais restringem a interdisciplinaridade à ótica da integração de conteúdos. O caminho metodológico foi estruturado na pesquisa qualitativa com enfoque no entrelaçamento das histórias de vida de aluno e professor. O referencial teórico está alicerçado em Chauí, Fazenda, Sacristán, Severino, dentre outros
Abstract: The curriculum has been remarkably considered at schools by presenting a homogenization of contents and aspects similar in many education secretaries in our country. This research aims at making explicit to what extent São Paulo City Hall s curricular orientations implemented in all schools, contribute to the interdisciplinary practice. So, I try to understand the changes occurred in the last two decades in the social, economical, political and cultural structures that respond to a new world order which triggered educational changes, mostly referring to curriculum. The concept of curriculum is observed in its historical, philosophical, social, political and economical dimensions, the same occuring with other aspects of the curricular proposal of São Paulo City Hall since its implementation at schools, in 2006. Because of this, the interdisciplinary practice is analyzed in light of the teachers interdisciplinary attitude which conducts the educator for beyond the frontiers imposed by his disciplinary instruction and on which the student can make himself understood however the official curricular orientations are simply restricted to an interdisciplinary of content integration. The methodology follows a qualitative research focused on the intertwining of teacher and students life histories. The theoretical background is based on Chauí, Fazenda, Sacristán, Severino, among others
Palavras-chave: Currículo
Interdisciplinaridade
Orientação curricular
Escola pública
Atitude
Curriculum
Interdisciplinarity
Curricular orientation
Public school
Attitude
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Soares, Arlete Zanetti. The paradox of the contribution of São Paulo City Hall s curricular orientations for the interdisciplinary practice. 2011. 128 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9620
Data do documento: 27-Out-2011
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