REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9610
Tipo: Dissertação
Título: Ação da coordenação pedagógica e a formação continuada dos professores do ensino fundamental I: desafios e possibilidades
Autor(es): Tamassia, Silvana Aparecida Santana
Primeiro Orientador: Brito, Regina Lúcia Giffoni Luz de
Resumo: Considerando o Ensino Fundamental I na rede municipal de Santo André esta pesquisa busca analisar a ação do Coordenador Pedagógico em atividades de formação continuada de professores e sua possível contribuição para a prática pedagógica docente, visando reflexos diretos na sala de aula, impactadores na aprendizagem dos alunos. Assim, o problema aqui investigado é como o Coordenador Pedagógico pode atuar de modo a fazer diferença na unidade escolar, colaborando de forma significativa para a formação continuada dos professores (em serviço)? Para isso, foram pesquisadas estratégias formativas utilizadas pelo Coordenador Pedagógico que podem fazer a diferença na escola obtendo-se os melhores resultados. O objetivo central dessa pesquisa é o de verificar o trabalho da Coordenação Pedagógica e sua possível contribuição na formação continuada dos professores e, consequentemente, para o efetivo resultado da aprendizagem dos alunos. Metodologicamente, constitui-se em uma pesquisa qualitativa, com alguma contribuição da pesquisa quantitativa e com características de estudo de caso. Para a coleta de dados foram elaborados questionários desenvolvidos com professoras da escola pesquisada; entrevistas semiestruturadas com pessoas ligadas à escola; grupos focais, com coordenadoras pedagógicas que atuaram como formadoras na rede municipal de Santo André em 2007 e pesquisa documental e bibliográfica, à luz das teorias de diversos autores, que colaboram para a discussão sobre este tema. Os resultados obtidos se apresentam como importantes estratégias de ação para o Coordenador Pedagógico e indicam elementos essenciais em sua rotina diária, como o uso de instrumentos de acompanhamento do trabalho em sala de aula, a organização de pautas formativas para as reuniões pedagógicas, a parceria entre a equipe gestora, entre outros, que são facilitadores do seu trabalho como formador na escola, além de estratégias que podem ajudá-lo no acompanhamento dos resultados do desenvolvimento dos alunos, analisando os impactos dessa formação
Abstract: Considering the elementary school within the St. André network, this study looks to analize the action of the Pedagogical Coordinator in the continual graduation activities of teachers and the possible contribution for the docile pedagogical practice, visualizing reflexes directly within the classroom, impacting the student s learning. This way, the problem investigated here is how can a pedagogical coordinator act in a fashion different in the scholarly unit, colaborating in a significant manner for the continual graduation of school teachers (in service)? For this, formative strategies utilized by the pedagogical coordinator that could create a difference in the school by obtaining better results were researched. The central objective of this study is to verify the work of the pedagogical coordinator and his possible contribution in the continual graduation of teachers and, consequently, for the effective result of the student s learning. Methodologically, this is constituted by a qualitative study, with some contribution of the quantative study and with characteristics of case studies. For the data gathering, questionnaires were created with teachers from the aforementioned school; semi-structured interviews with people connected to the school, focal groups, with pedagogical coordinators that acted as educator of teachers within the municipal network of St. André in 2007 and research documents and bibliografic content, the theories of diverse authors that collaborate with the discussion about this theme. The results obtained are presented as important strategies of action for the pedagogical coordinator and they indicate essencial elements in his daily routine, such as the use of intruments of work accompaniment within the classroom, the organization of formative lectures for pedagogical meetings, the alliances between the production team, among others, who are facilitators of their work as educators of teachers of the school, aside from the strategies that could help him in the accompaniment of the results of the desenvolvement of students, analyzing the impacts of this graduation
Palavras-chave: Coordenação Pedagógica
Formação continuada de professores
Estratégias formativas
Pedagogical coordination
Continuing education of teachers
Training strategies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Tamassia, Silvana Aparecida Santana. Ação da coordenação pedagógica e a formação continuada dos professores do ensino fundamental I: desafios e possibilidades. 2011. 285 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9610
Data do documento: 23-Set-2011
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silvana Aparecida Santana Tamassia.pdf2,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.