REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9604
Tipo: Dissertação
Título: O planejamento estratégico: um instrumento para o gestor da escola pública
Título(s) alternativo(s): Strategic planning: tool for a school manager in public schools
Autor(es): Dalcorso, Claudia Zuppini
Primeiro Orientador: Noffs, Neide de Aquino
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre o papel do gestor escolar na perspectiva do profissional que entende a qualidade da educação como a promoção da aprendizagem dos alunos, e o uso do planejamento estratégico como instrumento gerencial para promover melhor desempenho na gestão dos processos internos da escola. O foco é analisar se, com o uso do planejamento estratégico, os gestores privilegiam ações efetivas para proporcionar uma melhoria na aprendizagem dos alunos, e se privilegiam, quais são elas, e se essa ferramenta contribuiu para melhorar o desempenho de suas funções. Para isso analisei o processo de elaboração deste planejamento de 31 escolas da rede estadual de São Paulo, e que tinham como produto final a produção de um plano de ação. No processo de elaboração do planejamento as escolas refletem sobre os critérios de qualidade, publicados no material de orientação para elaboração do PDE/Escola (Plano de Desenvolvimento Escolar), oferecido pelo Governo Federal, e utilização um instrumento de avaliação chamado FOFA (Força, Oportunidade, Fraqueza e Ameaças). Concluindo que a escolha prioritária foi o critério ensino-aprendizagem como critério de qualidade de maior necessidade de intervenção, bem como ações que envolvem melhor desempenho da atuação do professor em sala de aula, através de metodologias diferenciadas, gerenciamento de conflitos e da aprendizagem dos alunos. Foi possível observar que as equipes gestoras ao utilizar o planejamento estratégico dedicaram um tempo para refletirem sobre a realidade em que estão inseridos. Este estudo foi delimitado, considerando a pesquisa qualitativa como abordagem metodológica. Apresenta, como objeto de análise, as estratégias escolhidas para melhoria da aprendizagem dos alunos, contidas no plano de ação construído durante o processo de elaboração do planejamento estratégico pelas escolas participantes dessa pesquisa
Abstract: This research aims to reflect on the role of the school manager in the perspective of professional who understands the quality of education as the promotion of student learning, and the use of strategic planning as a management tool to promote better performance in the management of internal processes of the school. The focus is to examine whether the use of strategic planning, managers emphasize effective actions to deliver improvements in student learning, and privilege, what are they, and if this tool has helped to improve the performance of their duties. For this I analyzed the process of preparing this plan, 31 schools in the state of São Paulo, and had as a final product to produce a plan of action. The process of preparing of planning schools reflect on the quality criteria, published in the guidance material for the preparation of the PDE/Escola (Plano de Desenvolvimento Escolar School development plan/School), offered by the Federal Government, and use an assessment tool called SWOT (Strenghts, Weakness, Opportunities and Threats). Concluding that the selection criterion was the priority teaching and learning as a quality criterion of greater need for intervention, as well as actions that involve the best performance and teacher performance in the classroom, using different methodologies, conflict management and student learning. We noticed that management teams use strategic planning to take time to reflect on the reality in which they live. This study was limited in considering the qualitative research as a methodological approach. It shows, as an object of analysis, the chosen strategies to improve student learning in the plan of action built during the drafting process of strategic planning by schools participating in this research
Palavras-chave: Currículo
Gestão em educação
Planejamento estratégico
Curriculum
Education in management
Strategic planning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Dalcorso, Claudia Zuppini. Strategic planning: tool for a school manager in public schools. 2011. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9604
Data do documento: 26-Ago-2011
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Claudia Zuppini Dalcorso.pdf1,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.