Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9584
Tipo: | Dissertação |
Título: | O professor coordenador emergente da Proposta Curricular do Estado de São Paulo (gestão 2007-2010) |
Título(s) alternativo(s): | The coordinating teacher emerging from the Curricular Proposition in the State of São Paulo (2007-2010 administration) |
Autor(es): | Freitas, Silvana Alves |
Primeiro Orientador: | Ponce, Branca Jurema |
Resumo: | Esta pesquisa visa apreender a emergência do professor coordenador a partir da leitura da Proposta Curricular do Estado de São Paulo (gestão 2007-2010), por meio da análise do discurso de documentos sobre e para o professor coordenador em estudo. A investigação tem por norte as seguintes questões: Que professores coordenadores emergem da leitura da Proposta Curricular do Estado de São Paulo? Por que os professores coordenadores foram escolhidos como pilares estruturantes dessa Proposta? Para responder a essas indagações, recorre-se à pesquisa documental, cujas fontes são a legislação vigente sobre normatização da gestão do currículo, os materiais oferecidos pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP) para orientação dos professores coordenadores pedagógicos, intitulados Caderno de Apresentação da Proposta Curricular, Cadernos do Gestor, além de apresentação, em vídeo, de palestra para o curso de capacitação oferecida aos professores coordenadores, disponibilizados no site da SEE/SP. A análise da temática fundamenta-se nas linhas teóricas de Apple (2006) e Ponce (2009), no tocante ao currículo prescrito e suas implicações com a ideologia e o poder; consideram-se os trabalhos de Mate (2009) e Fusari (2009), no que diz respeito ao estudo do professor coordenador; e de Franco (2008), Pimenta (2006) e Libâneo (2006), no que tange à formação pedagógica |
Abstract: | This research aims at grasping the sense of emergence of a coordinating teacher based on the scanning of the Curricular Proposition in the State of São Paulo (2007-2010 Administration), which has been done through the analysis of the speech within documents on and to the coordinating teacher herein studied. This canvassing is grounded on the following questions: What kind of coordinating teachers emerge from the analysis of the Curricular Proposition in the State of São Paulo? Why have the coordinating teachers been elected as the foundation structure of this Proposition? In order to answer those inquiries, documental research has been used, having as sources the current laws on management standardization of the curriculum and literature provided by the São Paulo Department of Educational Affairs SEE/SP (which is aimed at guiding the pedagogical coordinating teachers, named Manager Booklets), in addition to a video lecture presented at the training course offered to coordinating teachers, which is available on the SEE/SP s website. The subject-matter analysis is based on the theory lines of Apple (2006) and Ponce (2009) with respect to the prescribed curriculum and its implications concerning ideology and power; the works of Mate (2009) and Fusari (2009) are considered with respect to the study on the coordinating teacher; and Franco (2008), Pimenta (2006) and Libâneo (2006) are considered with respect to the pedagogical education |
Palavras-chave: | Currículo Professor coordenador Políticas públicas Estado de São Paulo Curriculum Coordinating teacher Public policies State of São Paulo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Freitas, Silvana Alves. The coordinating teacher emerging from the Curricular Proposition in the State of São Paulo (2007-2010 administration). 2011. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9584 |
Data do documento: | 1-Jun-2011 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silvana Alves Freitas.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.