REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9577
Tipo: Dissertação
Título: Alternativas pedagógicas em uma disciplina de Mestrado de um curso de odontologia: um projeto exploratório
Título(s) alternativo(s): The alternative pedagogical aiming to improve the students a subject of a Master s degree in Dentistry.Exploratory study
Autor(es): Prado, Andréa Sales do
Primeiro Orientador: Masetto, Marcos Tarciso
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo exploratório a partir de práticas pedagógicas alternativas, realizadas com estratégias fundadas em propostas, como Aprendizagem Baseada em Problemas, o Estudo de Casos, e o trabalho com Mini Grupos, visando melhorar a aprendizagem do aluno, dentro da disciplina de Bioestatística de um Curso de Mestrado em Odontologia na Universidade de São Paulo. De forma geral, o Curso de Odontologia se caracteriza como um curso que possui muitos aspectos do paradigma tradicional, tais como: o ensino centrado no professor, o currículo fragmentado em disciplinas, básicas, pré-clínicas e clínicas, que se integram em um momento posterior, um projeto político-pedagógico elaborado sem a participação dos envolvidos, a falta de articulação e integração teoria / prática e a postura do estudante de forma passiva. Esses aspectos envolvem não somente uma mudança de metodologia, mas outros questionamentos, como: o significado de ensinar e aprender, o desenvolvimento de competências e habilidades, a profissionalização docente, a formação continuada de professores, a construção coletiva de projeto político-pedagógico e a possibilidade de emancipação através de um curso com educação formativa. Dada a natureza do problema, a metodologia mais adequada foi a qualitativa, porque possibilitou a compreensão e a discussão do significado da mudança de um paradigma de ensino em situações concretas de curso, com a participação de professor e alunos. Compreender não só os resultados, mas o sentido que se dá a essas atividades foi fundamental para tentar resolver a questão proposta. Com o desenvolvimento da pesquisa assumido pelo professor participante, pude considerar seu resultado bastante positivo: houve uma melhora na aprendizagem dos alunos diante de uma nova proposta apresentada pelo professor que, por sua vez, reviu a sua prática pedagógica e utilizou técnicas que favoreceram a participação dos alunos, a auto-aprendizagem e a aprendizagem colaborativa.
Abstract: The purpose of the present work is to present an exploratory study of alternative pedagogical practices performed through strategies based on propositions, like PBL (Problem Basic Learning), Case Study and Work with small groups, aiming to improve the students learning ability in Biostatistics (a subject of a Master s degree in Dentistry in the Universidade de São Paulo). In general, Dental schools keep a lot of aspects from the traditional paradigm, such as: the teaching focused on the professor, the curriculum fragmented in subjects, basic, pre-clinical and clinical, which will be further integrated, a political pedagogical project which is not developed by the right professionals, the lack of articulation and integration of theory and practice, and the students passive behavior. Those aspects concern not only a change in the methodology, but also other questions, like the meaning of teaching and learning, the development of competences and abilities, the teachers professionalization, the teachers continued education process, the collective construction of a political pedagogical project and the possibility of emancipation through a course with formative education. Given the nature of the problem, the most suitable methodology was the qualitative one, because it allowed the understanding and the discussion on the meaning of a change in a teaching paradigm in real situations involving teacher and students. Understanding not only the results but also the sense of those activities was essential to try to solve the proposed questions. The research was well conducted by a participant professor and its result was positive: the students learning was improved by a new proposition made by the professor who, in turn, thought over his pedagogical practice and used techniques in favor of the students participation, self education and cooperative learning.
Palavras-chave: bioestatística
aprendizagem baseada em problemas
Learning
education
dentistry
bioestatistics
problem basic learning
Odontologia - Estudo e ensino (Superior)
Prática de ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Prado, Andréa Sales do. The alternative pedagogical aiming to improve the students a subject of a Master s degree in Dentistry.Exploratory study. 2005. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9577
Data do documento: 7-Out-2005
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO DE MESTRADO 2005.pdf484,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.