Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9569
Tipo: | Tese |
Título: | O pensar e o fazer interdisciplinar em filosofia: um itinerário de formação e investigação |
Título(s) alternativo(s): | Interdiscipline the meditate and the to do in philosophy: a itinerary of formation and investigation |
Autor(es): | Evangelista, Francisco |
Primeiro Orientador: | Fazenda, Ivani Catarina Arantes |
Resumo: | Este trabalho insere-se no Núcleo de Pesquisa Currículo e Formação, tendo como linha de pesquisa a Interdisciplinaridade. O objetivo é apresentar o itinerário de formação e investigação de um profissional graduado em filosofia, procurando destacar a ação pedagógica concreta como fio condutor para que a educação filosófica pudesse acontecer de fato no ambiente escolar e fora dele, tomando como objeto de pesquisa a prática pedagógica do próprio pesquisador. As justificativas para este trabalho giram em torno da necessidade nos dias atuais, ao se desenvolver a prática educativa e didática em filosofia, dentro da escola e fora dela, analisar-se o presente, que seria o testemunho mais recente do passado, escutando o futuro, além de fazer uma análise prospectiva que dê validade e base ao trabalho filosófico. Ao se aprofundar no estudo da filosofia, torna-se mais fácil entendê-la como um benefício social, cultural e histórico, caracterizando a filosofia como vivência e conscientização progressiva dos envolvidos em seu processo, sendo que os conteúdos estudados em sala de aula ou fora dela, sejam realmente benéficos para suas vidas. A Metodologia utilizada para a construção deste trabalho, foi a história pessoal do pesquisador, aproximando esta pesquisa da chamada egohistória e mais especificamente da pesquisa auto-biográfica. Pesquisando sua história pessoal, revisitando seu percurso de formação e investigação acadêmica, buscando refletir sobre sua trajetória de educador, sendo ao mesmo tempo sujeito do processo de investigação, como também, objeto de estudo. Neste trabalho, o pesquisador é ao mesmo tempo sujeito e objeto de pesquisa e investigação. Sua história, e, sobretudo, sua prática pedagógica concreta como profissional da educação, são colocadas em questão e reflexão |
Abstract: | This research is introduced in The Research Curriculum and Formation Nucleous and its line of research is the interdisciplinerity. This main subject is to present the itinerary of Formation and investigation of the graduated professional in Philosophy and its intend to emphasize the real pedagogical action as a conductor wire in order to the philosophic education happens inside the school environment and also outside of it and considering the pedagogical practice researcher himself as the investigation subject. The reasons of this intensive researches are around of nowadays needs when the educative and didatic practice in Philosophy happens inside and outside of schools. Another reasons are to analyze the present which is the witness more recent of the past hearing the future and it makes a prospective analyze in order to give validate and firm base to the philosophic work. When we study Philosophy hardy we perceive that it is more easy understand it as social,cultural and historic, benefit; this distinguish it as a progressive real life day by day and conscientiouness of the persons involved in this process, consequently, the contents studied inside and outside of classroom are beneficial to their lives. The methodology that was utilized in this research has reflected that one which is the own researcher personal history. This fact approaches the research to the called ego history or more specifically called auto biographic research. This work researches his personal history, revisiting his formation way and his academic investigation. This text analyze his educator trajectory, so he is same time a study object and he is also an investigation process subject. In this research there are reflection and analyze of his history and his real pedagogical practice and over all as professional of the education |
Palavras-chave: | Formação em filosofia Prática pedagógica em filosofia Formação docente Interdisciplinaridade Philosophy formation Pedagogic practice in philosophy Teacher rormation Interdisciplinerity |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Evangelista, Francisco. Interdiscipline the meditate and the to do in philosophy: a itinerary of formation and investigation. 2011. 167 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9569 |
Data do documento: | 10-Mai-2011 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Francisco Evangelista.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.