REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9563
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndo, Daniela de Araújo-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4239401D8por
dc.contributor.advisor1Cortella, Mario Sergio-
dc.date.accessioned2016-04-27T14:30:37Z-
dc.date.available2011-05-10-
dc.date.issued2011-05-03-
dc.identifier.citationAndo, Daniela de Araújo. School curriculum - the possibility of support on the fight against domestic violence: a study on the practice in São José dos Campos/São Paulo. 2011. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/9563-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo investigar ações educativas, desenvolvidas no espaço de uma escola do Ensino Fundamental I, em São José dos Campos/SP, que possam oferecer subsídios para a construção de um currículo escolar com possibilidades de enfrentamento da violência doméstica. Esse estudo desenvolveu-se numa abordagem qualitativa, utilizando-se de pesquisa bibliográfica, análise documental, observação participante, diário de campo e entrevistas com 13 educadores. A pesquisa evidenciou um conjunto de ações - que estão em constante construção e renovação - na escola pesquisada, que revelam a possibilidade de apoio do currículo escolar no enfrentamento da violência doméstica. Os desafios para a construção de um currículo com possibilidades de enfretamento da violência doméstica contra a criança são imensos, mas é um caminho a ser construído pela instituição escolar, partindo de um olhar crítico para a sua realidade, com o objetivo de construir um currículo conectado com as preocupações reais dos educandos, educadores e comunidades. Espera-se, com a realização dessa pesquisa, oferecer à sociedade propostas para o enfrentamento da violência doméstica contra criança, a partir de um currículo escolar democrático, envolvendo assim educandos, educadores e comunidades na prevenção e enfrentamento da violência domésticapor
dc.description.abstractThis study aims at researching educational actions developed within the facilities of an Elementary School, in São José dos Campos/São Paulo, which may provide subsidies to build up a school curriculum that implies the possibility to fight against domestic violence. This study has been developed on qualitative approach grounds, using literature, document analysis, participating observation, field journal and interviews with 13 educators. The study evidenced a set of actions which is in constant development and renewal within the school being researched that unfolds the possibility of the school curriculum to give support to the fight against domestic violence. The challenges to create a school curriculum that implies fighting domestic violence against children are huge, but this is a path to be opened by the school as an institution, starting from a critical look at its reality, aiming at elaborating a curriculum attached to the actual concerns of students, educators, and community. It is expected that, with this study, the society can be offered proposals to fight domestic violence against children, having a democratic school curriculum as the baseline, involving, thus, students, educators and the community in the prevention and fight against domestic violenceeng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22572/Daniela%20de%20Araujo%20Ando.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCurrículo escolarpor
dc.subjectViolência domésticapor
dc.subjectSchool curriculumeng
dc.subjectDomestic violenceeng
dc.subjectCurriculos -- Planejamentopor
dc.subjectCriancas -- Maus-tratospor
dc.subjectViolencia familiarpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleCurrículo escolar: possibilidade de apoio ao enfrentamento da violência doméstica (estudo de uma prática em São José dos Campos/SP)por
dc.title.alternativeSchool curriculum - the possibility of support on the fight against domestic violence: a study on the practice in São José dos Campos/São Pauloeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniela de Araujo Ando.pdf1,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.