REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9549
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBraga, Marilda Massucatto-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4210299H8por
dc.contributor.advisor1Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de-
dc.date.accessioned2016-04-27T14:30:34Z-
dc.date.available2011-03-22-
dc.date.issued2011-02-23-
dc.identifier.citationBraga, Marilda Massucatto. Uso do ambiente de apoio à aprendizagem na educação básica em escolas públicas: ganhos e dificuldades. 2011. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/9549-
dc.description.resumoA presente investigação está vinculada ao programa de Pós-Graduação em Educação e Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), mais especificamente à linha de pesquisa novas Tecnologias em Educação. Nesse estudo, investigou-se os ganhos e dificuldades na utilização do ambiente de apoio à aprendizagem para a formação em serviço dos professores da Educação Básica em escolas públicas. Um maior conhecimento sobre a implantação e aplicação deste domínio contribuirá para que outras experiências possam surgir associadas ao uso de tecnologia em ambiente virtual, renovando o universo das formas de aprender e ensinar na Educação Básica. Os pressupostos teóricos que embasaram as análises e demais ações deste estudo pautaram-se em temáticas voltadas para a formação de professores, educação online e currículo. A metodologia adotada para o desenvolvimento desta investigação baseia-se na pesquisa qualitativa, em uma modalidade da pesquisa-ação, denominada pesquisa-ação-formação, uma vez que o pesquisador também assume o papel de formador no trabalho. Uma escola municipal, em São Sebastião/SP, e uma escola municipal em São Paulo, Capital, são os principais referentes do estudo que se apresenta. Os resultados obtidos propiciaram uma efetiva contribuição na formação em serviço de docentes das referidas escolas, para o trabalho pedagógico em ambiente de apoio à aprendizagem. As dificuldade convergiram para a insuficiente adequação da escola na cultura digital presente na atualidadepor
dc.description.abstractThis research is linked to the program of Pós Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), specifically the research line new Technologies in Education. In this study, we investigate the gains and difficulties in using the environment to support learning for in-service training of teachers of basic education in public schools. Greater knowledge about the implementation and enforcement of this domain, it will help other experiences may arise associated with the use of technology in virtual environment, renewing the universe of forms of learning and teaching in basic education. The theoretical assumptions that have underpinned the analysis and other acts of this study was based on issues facing teacher education, online education and curriculum. The methodology adopted for the development of this research is based on qualitative research in a mode of action research, called action research, training, since the researcher also assumes the role of trainer at work. A public school in Sao Sebastião, SP, and a municipal school in São Paulo, Brazil, are the main referents of the study that presents itself. The results allowed for an effective contribution to the in-service training of teachers of these schools to the educational work in an environment of learning support. The difficulty converging to the insufficient presence of the school in this digital culture todayeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/22516/Marilda%20Massucatto%20Braga.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação onlinepor
dc.subjectTecnologias educativaspor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectAmbiente de apoio à aprendizagempor
dc.subjectOnline educationeng
dc.subjectEducational technologyeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectSupportive environmente for learningeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleUso do ambiente de apoio à aprendizagem na educação básica em escolas públicas: ganhos e dificuldadespor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marilda Massucatto Braga.pdf11,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.