REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
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Tipo: Dissertação
Título: A questão da autoridade no desempenho da função de coordenação pedagógica
Autor(es): Elias, Marisa Del Cioppo
Primeiro Orientador: Alonso, Myrtes
Resumo: Este trabalho teve por objetivos analisar a questão da autoridade e do poder no desempenho da função de coordenação pedagógica e verificar os possíveis problemas que tenham surgido junto à autoridade constituída do Diretor de Escola, numa amostra de sujeitos atuando em Unidades Escolares subordinadas as Divisões Regionais de Ensino: Cap-l, Oeste, Campinas e Vale do Paraíba. A pesquisa foi motivada pela crença de que havia dificuldades no relacionamento entre os Coordenadores Pedagógicos e os Diretores de Escola, o que, para nos, comprometia a aceitabilidade desse "novo agente de supervisão" por parte do pessoal da escola e, conseqüentemente, o alcance dos seus objetivos. Através da pesquisa de campo, procuramos levantar dados por meio de questões que nos dessem a conhecer melhor a situação atual do Coordenador Pedagógico, sobretudo no que concerne as relações que ele mantém com o Diretor e com os demais membros da escola, particularizando, portanto, a questão para o problema da autoridade e do poder subjacente. O referencial teórico adotado foi baseado na análise dos conceitos de autoridade e poder como se apresentam hoje para, dessa forma, podermos constatar o surgimento de outras fontes de autoridade além da formal e legal evidenciando, portanto, se a forma como o Diretor percebeu sua autoridade dentro da escola facilitou ou dificultou a integração do Coordenador Pedagógico, levando-o a se investir da autoridade necessária para desempenhar o seu papel. Os resultados obtidas mostraram que a forma de atuação do Coordenador Pedagógico ainda esta muito restrita ao cumprimento das: atividades definidas legalmente, não havendo evidências de que ele tenha realizado um trabalho cooperativo jun to ao corpo docente, nem mesmo oferecido condições de estudo e treinamento que pudessem auxiliar o professor na determinação do seu próprio trabalho e na solução de seus problemas. Por outro lado, foi evidenciado não existir mais o problema de relacionamento que aconteceu quando da introdução do Coordena dor Pedagógico na escola e que a questão da "autoridade funcional" desse especialista em confronto com a "autoridade legal" do Diretor vai aos poucos se equacionando em termos de estabelecer uma nítida separação entre a autoridade burocrática de um lado, para tratar dos assuntos administrativos da escola e a autoridade da "competência técnica" para os assuntos pedagógicos. Considerações foram feitas a propósito do verdadeiro significado do trabalho do Coordenador Pedagógico, no sentido de orientar, assessoras, acompanhar e avaliar, enfim, supervisionar todo o trabalho da escola de forma científica, humana e criativa, realizando um trabalho integrado que possibilite a participação de todos, atendendo suas necessidades com aproveitamento do potencial criativo de cada um
Palavras-chave: Coordenador pedagogico
Divisoes Regionais de Ensino
Planejamento educacional
Diretores escolares
Supervisao escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Elias, Marisa Del Cioppo. A questão da autoridade no desempenho da função de coordenação pedagógica. 1983. 215 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1983.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9538
Data do documento: 30-Nov-1983
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