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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9538
Tipo: | Dissertação |
Título: | A questão da autoridade no desempenho da função de coordenação pedagógica |
Autor(es): | Elias, Marisa Del Cioppo |
Primeiro Orientador: | Alonso, Myrtes |
Resumo: | Este trabalho teve por objetivos analisar a questão da autoridade e do poder no desempenho da função de coordenação pedagógica e verificar os possíveis problemas que tenham surgido junto à autoridade constituída do Diretor de Escola, numa amostra de sujeitos atuando em Unidades Escolares subordinadas as Divisões Regionais de Ensino: Cap-l, Oeste, Campinas e Vale do Paraíba. A pesquisa foi motivada pela crença de que havia dificuldades no relacionamento entre os Coordenadores Pedagógicos e os Diretores de Escola, o que, para nos, comprometia a aceitabilidade desse "novo agente de supervisão" por parte do pessoal da escola e, conseqüentemente, o alcance dos seus objetivos. Através da pesquisa de campo, procuramos levantar dados por meio de questões que nos dessem a conhecer melhor a situação atual do Coordenador Pedagógico, sobretudo no que concerne as relações que ele mantém com o Diretor e com os demais membros da escola, particularizando, portanto, a questão para o problema da autoridade e do poder subjacente. O referencial teórico adotado foi baseado na análise dos conceitos de autoridade e poder como se apresentam hoje para, dessa forma, podermos constatar o surgimento de outras fontes de autoridade além da formal e legal evidenciando, portanto, se a forma como o Diretor percebeu sua autoridade dentro da escola facilitou ou dificultou a integração do Coordenador Pedagógico, levando-o a se investir da autoridade necessária para desempenhar o seu papel. Os resultados obtidas mostraram que a forma de atuação do Coordenador Pedagógico ainda esta muito restrita ao cumprimento das: atividades definidas legalmente, não havendo evidências de que ele tenha realizado um trabalho cooperativo jun to ao corpo docente, nem mesmo oferecido condições de estudo e treinamento que pudessem auxiliar o professor na determinação do seu próprio trabalho e na solução de seus problemas. Por outro lado, foi evidenciado não existir mais o problema de relacionamento que aconteceu quando da introdução do Coordena dor Pedagógico na escola e que a questão da "autoridade funcional" desse especialista em confronto com a "autoridade legal" do Diretor vai aos poucos se equacionando em termos de estabelecer uma nítida separação entre a autoridade burocrática de um lado, para tratar dos assuntos administrativos da escola e a autoridade da "competência técnica" para os assuntos pedagógicos. Considerações foram feitas a propósito do verdadeiro significado do trabalho do Coordenador Pedagógico, no sentido de orientar, assessoras, acompanhar e avaliar, enfim, supervisionar todo o trabalho da escola de forma científica, humana e criativa, realizando um trabalho integrado que possibilite a participação de todos, atendendo suas necessidades com aproveitamento do potencial criativo de cada um |
Palavras-chave: | Coordenador pedagogico Divisoes Regionais de Ensino Planejamento educacional Diretores escolares Supervisao escolar |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Elias, Marisa Del Cioppo. A questão da autoridade no desempenho da função de coordenação pedagógica. 1983. 215 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1983. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9538 |
Data do documento: | 30-Nov-1983 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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