REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/9528
Tipo: Tese
Título: Inclusão digital: acessibilidade de deficientes visuais à internet
Autor(es): Rodrigues, José Iesca
Primeiro Orientador: Almeida, Fernando José de
Resumo: É finalidade do presente trabalho validar a acessibilidade de deficientes visuais à Internet, forma de inclusão delicada se comparada a outras formas de inclusão digital. Falar-se-á acerca das diversas formas de exclusão e inclusão digitais, a fim de que se compreenda, com maior clareza, o contexto em que se insere o referido processo. O autor procedeu a um estudo de caso relacionado ao Grupo de Deficientes Visuais da PRODAM - Companhia de Processamento de Dados do Municipio de São Paulo -, instituição que, mantendo na Internet um site sobre o tema, objetiva a inclusão de deficientes visuais. Descrevem-se, entre outros aspectos, as recomendações e os pontos técnicos de verificação, imprescindíveis para a acessibilidade. Realizou-se uma análise da página inicial do site de diversas organizações, utilizando-se, para tanto, os critérios especificas de acessibilidade para deficientes visuais contidos no guia denominado WCAG - Web, Content Accessibility Guidelines. O guia, mundialmente utilizado e pertencente ao W3C World Wide Web Consortium -, estabelece e divulga os padrões de acessibilidade de acordo com cada caso especifico de deficiência. O consórcio W3C é coordenado pelo MIT - Massachusetts Institute of Technology; ERCIM - European Research Consortium for Informatics and Mathematics e KEIO - Keio University. As iniciativas que visam ao bem-estar de deficientes visuais voltam-se, sobretudo, para a mobilidade e para as barreiras arquitetônicas, que, embora importantes, constituem uma entre tantas dificuldades enfrentadas, todos os dias, pelo deficiente. Nesse sentido, o acesso aos meios digitais facilitaria o desenvolvimento e a formação do deficiente visual, permitindo-lhe que tivesse acesso, também, a uma respeitável gama de informações disponíveis na internet
Abstract: The present work aims to validate the accessibility to the Intemet to the visually impaired people's, a delicate form of inclusion compared to other forms of digital inclusion. The several forms of digital divide and digital inclusion will be approached, so that the context that involves the above-mentioned process is clearly understood. The author carried out a case study related to the Group of Visually impaired People of PRODAM - Data Processing Company of the City of Be; Sao Paulo -, an institution that maintains a site about the theme in the Internet, and ^F ~~ aims at the inclusion of the visually impaired. Among other aspects, the present work describes the recommendations and technical points of verification, indispensable for accessibility. The author analyzed the initial page of the site of several organizations, using specific accessibility criteria for visually impaired people contained in the guide called WCAG - Web Content Accessibility Guidelines. The guide, used all over the world, belongs to W3C - World Wide Web Consortium. It estabiishes and disseminates accessibility standards according to each specific case of deficiency. The W3C consortium is coordinated by MIT - Massachusetts institute of Technology; ERCIM - European Research Consortium for Informatics and Mathematics; and KEIO - Keio University. The initiatives that aim at the well being of visually impaired people focus, mainly, on mobility and architectural barriers, which, despite their importance, constitute one among several difficulties faced everyday by those who have some kind of deficiency. In this sense, access to digital media would facilitate visually impaired users' development and education, allowing them to access, also, a wide range of information available in the Internet
Palavras-chave: Acessibilidade
Deficientes visuais
Accessibility
Portadores de deficiencia visual
Internet
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Rodrigues, José Iesca. Inclusão digital: acessibilidade de deficientes visuais à internet. 2004. 236 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9528
Data do documento: 30-Nov-2004
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jose Iesca Rodrigues.pdf
  Restricted Access
7,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.